Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Centro cirúrgico e UTI do HSA serão ampliados

09 de August de 2011

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e o Governo do Estado assinaram um convênio de cooperação técnica e financeira para a construção da 10ª sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio (HSA). A iniciativa vai possibilitar um aumento significativo na realização de operatórios de alta complexidade, incluindo cirurgias em pacientes em tratamento do câncer e operações de Implante Coclear em pessoas com deficiência auditiva de grau severo e profundo. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (dia 08), durante a solenidade de entrega da comenda de Sócio Honorário e do título de Sócio Benemérito da OSID ao governador Jaques Wagner (foto) e ao secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, respectivamente. Durante a cerimônia, que lotou as dependências do auditório do centro de pesquisa do HSA, foi confirmada ainda a assinatura de um novo convênio para ampliação do centro de terapia intensiva do hospital, que passará a contar com mais 10 leitos de UTI.

“Se não existissem obras como essa, não conseguiríamos dar conta de tudo. Irmã Dulce deixou não apenas um espaço para atendimento médico, mas também um centro difusor de amor, fé, e solidariedade ao próximo”, destacou o governador. Wagner confirmou ainda o apoio do governo para que o campo de futebol do Serviço Social da Indústria (SESI), terreno localizado no entorno do complexo da OSID, seja doado à instituição. “Já estamos em entendimentos com a Federação das Indústrias da Bahia e o SESI para que essa doação seja finalmente concluída, possibilitando assim a expansão das Obras Sociais”.

Unidades externas e novos projetos – Homenageado com o título de Sócio Benemérito, o secretário Jorge Solla (foto) aproveitou a ocasião para comunicar a renovação, no final deste mês, do contrato de gestão com o Hospital do Oeste, unidade administrada há cinco anos pela OSID. O titular da pasta anunciou ainda o início, este ano, das novas obras de reformulação do Hospital São Jorge, também gerido pela instituição. “Será implantada no São Jorge uma infraestrutura hospitalar completa de urgência e emergência. Além disso, quando a reestruturação estiver concluída, o complexo irá abrigar o primeiro Hospital Dia da rede estadual“, afirmou. Sobre os planos futuros das Obras Irmã Dulce na área da saúde, Solla ressaltou o interesse especial do governo no apoio à implantação de uma unidade de tratamento para dependentes químicos. “A OSID é o parceiro mais importante que poderíamos ter em um projeto deste tipo”.

Para a superintendente das Obras, Maria Rita Pontes, além do justo agradecimento proferido na solenidade, as ações anunciadas refletem mais uma vez a força da parceria entre a entidade e o governo em prol do desenvolvimento da saúde na Bahia. “O apoio do Estado, especialmente da Secretaria da Saúde, tem sido fundamental para a manutenção dos serviços prestados pela OSID e para a própria perpetuidade do legado de Irmã Dulce, que é o amar e servir”.

 Em um dos principais momentos da cerimônia, a emoção tomou conta do público com a apresentação do coral formado por alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), exibição que marcou o encerramento do evento de outorga da comenda de Sócio Honorário e do título de Sócio Benemérito. Instituída em 1994, dois anos após o falecimento de Irmã Dulce, a entrega da honraria simboliza a homenagem e o reconhecimento da OSID a personalidades que têm contribuído, ao longo dos últimos anos, para a continuidade do trabalho social criado pelo Anjo Bom do Brasil.

 

Centro cirúrgico e UTI do HSA serão ampliados