Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Pesquisa Multidisciplinar em destaque na OSID

11 de November de 2011

A atividade de pesquisa acaba de conquistar mais um aliado de peso nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A boa nova refere-se à formação da Coordenadoria de Pesquisa Multidisciplinar. A ação é destinada aos profissionais de saúde da instituição e visa, entre suas metas, fornecer os conhecimentos básicos para quem deseja trabalhar com pesquisa, além de orientar projetos nos aspectos metodológicos e de análise estatística. A medida objetiva ainda o estimulo à publicação dos resultados desses trabalhos como forma de contribuir para o conhecimento científico e a melhoria na qualidade da assistência.

O programa, que tem como público alvo médicos, odontólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais da OSID, já está em funcionamento no consultório 3 do Centro de Pesquisa Clínica (CPEC) – núcleo situado na sede da entidade, no Largo de Roma. A coordenação do serviço atende de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h.

Segundo Constança Cruz, coordenadora de Pesquisa Multidisciplinar do Hospital Santo Antônio, a iniciativa estimula a geração de uma cadeia inteira de benefícios, alcançando tanto quem atua na área da saúde quanto a população usuária. “Aos profissionais esse programa trará experiência em pesquisa e maior possibilidade de uma pós-graduação stricto sensu, isto é, mestrado e doutorado; e aos pacientes melhora na qualidade da assistência em geral”, conclui.

Para aqueles que desejam dar os primeiros passos e descobrir o que é preciso para se tornar um pesquisador, a Coordenadoria já anuncia um amplo leque de ações, a exemplo da realização de encontros semanais, com aulas expositivas sobre conhecimentos básicos de metodologia científica e bioestatística. Essas sessões abrirão espaço também para a discussão de artigos publicados em revistas consagradas pela comunidade científica mundial.

Pesquisa Multidisciplinar em destaque na OSID