Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CRPD completa 20 anos

16 de July de 2012

O Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD) completa 20 anos nesta terça-feira, dia 17 de julho. A data será celebrada com missa, às 9h, no Santuário de Irmã Dulce (Largo de Roma, em Salvador), seguida de uma confraternização. Último núcleo da OSID fundado por Irmã Dulce ainda em vida, em 1992, o CRPD é como se fosse o coração das Obras, pulsando o mais dileto sangue osidiano, aquele que transfunde, diaria e ininterruptamente, a essência plena do amor ao próximo e da opção pelos desassistidos.

O CRPD desenvolve um amplo trabalho de atendimento, pesquisa e educação em benefício dos portadores de necessidades especiais.  São três frentes: acolhimento a 130 pacientes crônicos com deficiências múltiplas; atendimento ambulatorial (incluindo estimulação precoce, reabilitação motora, odontologia especial e orientações referentes à prevenção e tratamento da deficiência desde a primeira infância); e informática educativa, que atende aos beneficiários internados e da comunidade, serviço considerado referência pelo Ministério da Educação.

“Nosso desafio daqui pra frente é trabalhar com as consequências da deficiência no plano das relações humanas e dos direitos, com a qualidade de vida e a cidadania da pessoa com deficiência, e não apenas com a recuperação funcional, a clínica, a inserção aqui ou ali ou qualquer outra meta mais pontual. É o trabalho com as famílias, com a comunidade”, diz a líder Laura Queiroz.

CRPD completa 20 anos