Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Mês de Agosto marca homenagens a Irmã Dulce

30 de July de 2012

O Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma (Salvador), se prepara para receber milhares de fiéis e admiradores durante a primeira quinzena de agosto. É que no próximo mês, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) realizam a segunda edição da festa em homenagem à beata. As celebrações começam no dia 04 e vão até 13 de agosto, o dia da Bem-aventurada (data em que Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes recebeu o hábito de freira, no ano de 1933). A missa solene será presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Murilo Krieger.

A exemplo da Bem-aventurada Dulce dos Pobres queremos reavivar nossa fé em Cristo é o tema central da programação, que tem início com um novenário. “Nessas nove noites de oração, vamos nos aprofundar no conhecimento de seu exemplo e no testemunho de fé cristã e amor ao próximo que Irmã Dulce deixou para todos nós como grande legado”, comenta o reitor do Santuário, Padre Alberto Montealegre.

As missas e vigílias da novena acontecem até a véspera da data festiva. No dia 13 haverá alvorada com fogos, três missas, ciranda de fé e uma procissão luminosa com a imagem de Irmã Dulce. A Missa Solene à Bem-aventurada será celebrada às 10h.

Encontro no “Galinheiro” e visita das Relíquias de Irmã Dulce às enfermarias

A Capelania da OSID, a cargo dos frades capuchinhos, preparou atividades especiais voltadas aos moradores, pacientes e familiares, voluntários e profissionais da instituição. As celebrações começam no dia 1º com meditação no Galinheiro das Obras (11h30) local ao lado do Convento Santo Antônio onde Irmã Dulce abrigou seus primeiros 70 doentes, em 1949. Em seguida (12h) tem missa na Capela Santo Antônio e demarcação do lugar onde a religiosa rezava. A programação voltada ao público interno inclui, ainda, visitas diárias das relíquias da Bem-aventurada às enfermarias e moradias da OSID.

Programação SANTUÁRIO De 04 a 12 (novenário) Missas diárias às 19h30 Dia 13 - FESTA EM HONRA DA BEM AVENTURADA 05h Alvorada festiva 06h30 Missa da Aurora 08h30 Missa dos Enfermos 10h Missa Solene com Dom Murilo Krieger 14h Ciranda de Fé 17h Missa dos Devotos 18h Procissão CAPELANIA Dia 1º 11h30 Meditação no Galinheiro 12h Missa e demarcação do lugar onde Irmã Dulce rezava (Capela Santo Antônio) Dias 02 e 03; 06 a 10 e 13 Visita das Relíquias de Irmã Dulce aos núcleos Dia 04 Tarde de espiritualidade com os voluntários Dia 11

Missa em homenagem aos moradores, pacientes e profissionais do CRPD (Capela Santo Antônio)

Obras Sociais Irmã Dulce

Considerada pelo Ministério da Saúde o maior complexo 100% SUS do Brasil, a OSID é responsável pelo maior volume de atendimentos em toda a estrutura do setor na Bahia, respondendo por 49% da assistência em Salvador (percentual que inclui os leitos do SUS e a assistência ambulatorial, de urgência e emergência). Entidade filantrópica de fins não lucrativos fundada em 26 de maio 1959 por Irmã Dulce, a OSID presta assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de Irmã Dulce, além da gestão de unidades e hospitais do estado.

A instituição ultrapassou a marca dos cinco milhões de atendimentos anuais a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Nas Obras trabalham mais de 3.600 profissionais celetistas e quase 400 médicos prestadores de serviço.

Mês de Agosto marca homenagens a Irmã Dulce