Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Orquestra de alunos da OSID se apresenta no TCA

18 de October de 2012

Os alunos da Orquestra e Coral do Centro Educacional Santo Antônio (Cesa), em Simões Filho, participam neste domingo (21) do Grande Encontro de Orquestras e Coros do Neojiba, às 14h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. Estarão reunidos mais de 400 músicos, incluindo os participantes das orquestras Castro Alves, Sinfônica Juvenil 2 de Julho e Pedagógica Experimental, além dos núcleos Sesi Itapagipe, Orquestra de Cordas de Trancoso e Coral do Iceia. O evento faz parte das comemorações aos cinco anos do Programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Sinfônicas Juvenis e Infantis da Bahia), e traz concertos especiais nos dias 20 e 21, reunindo mais de 500 músicos de todos os núcleos do programa e solistas internacionais.

O núcleo de práticas orquestrais do Neojiba no Cesa foi implantado no início de 2011. Desde então, sob a coordenação da musicista Ana Paulin, tem formado e capacitado crianças e adolescentes visando a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. A turma – 55 integrantes do coral e 55 da orquestra – é composta por alunos do ensino fundamental com idades entre 08 e 14 anos, oriundos das periferias de Simões Filho, município onde está localizado o Cesa. Em contraponto à faceta de exclusão da cidade considerada a mais violenta do país, o programa soma-se ao esforço de inserção plantado por Irmã Dulce e regado com afinco por quem dá continuidade ao seu legado de amor, caridade e responsabilidade social.

Cesa - Nascido em 1964 como um orfanato em que Irmã Dulce abrigava meninos sem referência familiar, em 1994 tornou-se escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico. Hoje, atende a mais de 700 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª série) e profissionalizante e acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. Referência de boas práticas de gestão e projeto pedagógico, o Cesa foi eleito, este ano, Destaque Estadual na 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Serviço O que: Grande Encontro de Orquestras e Coros do Neojiba Dia: Domingo (21/10) Horário: 14h Local: Sala Principal do TCA Ingressos gratuitos na bilheteria do TCA, a partir das 9h Repertório OPE + Cesa Além do Arco Iris (H. Arlen) Georgia on my mind (H. Carmichael) Pantera cor de rosa (H. Mancini) Boogie-Woogie OCA + Cesa + corais Sesi/ Iceia/ OPE/ Cesa Ijexá (Dóris Leandra e Jamberê) Orquestra J2J + OCA + OPE + Sesi + Cesa + ISHC Asa Branca (L. Gonzaga) Prelúdio (F. Chopin) Te Deum (M. Charpentier) Mars, the Bringer of War (G. Holst) Hino Nacional Brasileiro (Francisco M. da Silva)
Orquestra de alunos da OSID se apresenta no TCA