Notícias

Orquestra de alunos da OSID se apresenta no TCA

Orquestra de alunos da OSID se apresenta no TCA

Os alunos da Orquestra e Coral do Centro Educacional Santo Antônio (Cesa), em Simões Filho, participam neste domingo (21) do Grande Encontro de Orquestras e Coros do Neojiba, às 14h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. Estarão reunidos mais de 400 músicos, incluindo os participantes das orquestras Castro Alves, Sinfônica Juvenil 2 de Julho e Pedagógica Experimental, além dos núcleos Sesi Itapagipe, Orquestra de Cordas de Trancoso e Coral do Iceia. O evento faz parte das comemorações aos cinco anos do Programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Sinfônicas Juvenis e Infantis da Bahia), e traz concertos especiais nos dias 20 e 21, reunindo mais de 500 músicos de todos os núcleos do programa e solistas internacionais.

O núcleo de práticas orquestrais do Neojiba no Cesa foi implantado no início de 2011. Desde então, sob a coordenação da musicista Ana Paulin, tem formado e capacitado crianças e adolescentes visando a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. A turma – 55 integrantes do coral e 55 da orquestra – é composta por alunos do ensino fundamental com idades entre 08 e 14 anos, oriundos das periferias de Simões Filho, município onde está localizado o Cesa. Em contraponto à faceta de exclusão da cidade considerada a mais violenta do país, o programa soma-se ao esforço de inserção plantado por Irmã Dulce e regado com afinco por quem dá continuidade ao seu legado de amor, caridade e responsabilidade social.

Cesa - Nascido em 1964 como um orfanato em que Irmã Dulce abrigava meninos sem referência familiar, em 1994 tornou-se escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico. Hoje, atende a mais de 700 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª série) e profissionalizante e acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. Referência de boas práticas de gestão e projeto pedagógico, o Cesa foi eleito, este ano, Destaque Estadual na 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Serviço O que: Grande Encontro de Orquestras e Coros do Neojiba Dia: Domingo (21/10) Horário: 14h Local: Sala Principal do TCA Ingressos gratuitos na bilheteria do TCA, a partir das 9h Repertório OPE + Cesa Além do Arco Iris (H. Arlen) Georgia on my mind (H. Carmichael) Pantera cor de rosa (H. Mancini) Boogie-Woogie OCA + Cesa + corais Sesi/ Iceia/ OPE/ Cesa Ijexá (Dóris Leandra e Jamberê) Orquestra J2J + OCA + OPE + Sesi + Cesa + ISHC Asa Branca (L. Gonzaga) Prelúdio (F. Chopin) Te Deum (M. Charpentier) Mars, the Bringer of War (G. Holst) Hino Nacional Brasileiro (Francisco M. da Silva)