Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID reinaugura ambulatório de geriatria

01 de October de 2012

O Centro Geriátrico Júlia Magalhães (CGJM), das Obras Sociais Irmã Dulce, reinaugura nesta terça-feira (02), às 10h, o Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da instituição. A estrutura física do setor esteve em reforma durante três meses: seus consultórios, recepção e sala de fisioterapia foram ampliados para melhorar as condições de atendimento e proporcionar mais conforto aos pacientes e acompanhantes.

Entre atendimentos agendados e demanda espontânea para consultas (médicas, de enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional), o ambulatório recebe cerca de 120 idosos por dia, mais 40 para fisioterapia. A média mensal é de 4100 atendimentos. “O número é bem expressivo e como a maioria de nossos idosos vem com acompanhantes, a recepção antiga já não comportava a demanda”, salienta a enfermeira de educação permanente do centro geriátrico, Íris Soeiro.

Ação Social junto à Apae

Na próxima quinta-feira (04), a equipe multiprofissional do CGJM realiza uma ação social e de saúde junto aos familiares idosos dos aprendizes do Ceduc (Centro Educacional Especializado) e Cefap (Centro de Formação e Acompanhamento Profissional) da Apae/ Salvador. Com foco na prevenção de doenças, 29 profissionais (sete médicos, nove enfermeiras, seis fisioterapeutas, dois nutricionistas, quatro bolsistas de nutrição e dois de enfermagem) prestarão atendimento geriátrico e gerontológico gratuito, com encaminhamento dos casos indicados para continuidade no ambulatório de Geriatria da OSID. A atividade, na sede do Cefap (Av. Frederico Pontes, 343, São Joaquim), é parte das comemorações do Mês do Idoso na instituição, cuja programação envolve funcionários, pacientes, moradores e seus familiares.

OSID reinaugura ambulatório de geriatria