Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID recebe encontro internacional de reabilitação auditiva

18 de September de 2012

O auditório do Centro de Estudos e Pesquisas Professor Adib Jatene (Ceppaj) sedia, nos próximos dias 21 e 22 (sexta e sábado), o Encontro Internacional de (Re) Habilitação Auditiva em crianças com implante coclear do Hospital Santo Antônio. Realizado pela Med-El (uma das empresas parceiras do Núcleo de Reabilitação Auditiva Dr. Orozimbo A. C. Filho, da OSID), o evento tem como objetivo aperfeiçoar os terapeutas no método de reabilitação auditivo verbal para usuários de implante coclear (ouvido biônico) e Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).  A facilitadora é a renomada fonoaudióloga argentina Hilda María Furmanski.

“Desde a implantação do serviço, temos observado grande carência no processo de reabilitação dos pacientes após a cirurgia de implante coclear. Os pacientes encontram-se em processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem e os progressos só não são maiores devido, em grande parte, à falta de reabilitadores treinados nas regiões Norte e Nordeste. Diante deste dilema, assumimos a responsabilidade de fornecer um breve treinamento ao profissionais interessados”, destaca o fonoaudiólogo e responsável técnico do programa, Marcos Banhara.

Em pouco mais de três anos de funcionamento, o Núcleo de Reabilitação Auditiva das Obras já realizou com sucesso 145 cirurgias de implante coclear nas mais variadas faixas etárias. A iniciativa vem garantindo a pacientes da Bahia e de outros estados uma melhor qualidade de vida, além de maiores chances de superação das limitações que a deficiência pode trazer. Segundo dados do IBGE, cerca de 5,7 milhões de pessoas no país são portadoras de alguma limitação auditiva.

OSID recebe encontro internacional de reabilitação auditiva