Notícias

Missa de Irmã Dulce será em prol da doação de campo de futebol

Missa de Irmã Dulce será em prol da doação de campo de futebol

Neste 13 de abril (sábado) será realizada a missa em memória de Irmã Dulce, às 9h, no Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma). Além de lembrar a trajetória de amor, caridade e perseverança do Anjo Bom da Bahia, a celebração será também em prol da doação, às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), do campo de futebol do Sesi – terreno almejado pela instituição para abrigar uma moderna Unidade de Radioterapia e Quimioterapia. Presidida por padre Alberto Montealegre, reitor do Santuário, a missa vai reunir funcionários da OSID, voluntários, moradores, pacientes e familiares, além de fiéis e admiradores da freira em um momento festivo, para celebrar a esperança de uma nova conquista em benefício dos pobres e doentes de Irmã Dulce.

A missa, que terá a participação da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, traz também uma mensagem de agradecimento ao anúncio feito esta semana pelo governador do estado. Na última segunda-feira (8 de abril), durante solenidade em comemoração aos 25 anos do GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer e também Dia Mundial de Combate ao Câncer, o governador Jaques Wagner anunciou que o tão desejado terreno para construção da unidade de Oncologia está prestes a ser doado à instituição: "Maria Rita (superintendente da OSID) está aqui presente, lutando pela ampliação das Obras de Irmã Dulce, para fazer a área de Oncologia. Eu já disse a ela que não derrame mais lágrimas, porque a minha decisão já está tomada: nós vamos entregar aquele terreno do campo de futebol que pertence ao Sesi. O Estado está disposto a remunerar para fazer a desapropriação, para que tenhamos mais uma área de atendimento oncológico", declarou o governador.

Com início das obras programado para setembro deste ano e inauguração para junho de 2014, o projeto da OSID prevê uma Unidade de Radioterapia e Quimioterapia de 1.600 m2 de área construída, que irá abrigar 10 consultórios, 18 leitos e modernos aparelhos para o tratamento do câncer. A instituição filantrópica já dispõe dos equipamentos para implantação do serviço – resultado de convênio firmado com o Ministério da Saúde. O governo do estado, por sua vez, também assumiu a construção do centro. Faltava apenas o local para instalação da unidade.

Histórico - Há mais de dez anos as Obras Sociais Irmã Dulce sonham com a doação do campo de futebol do Sesi para ampliação do atendimento à população, permitindo dessa forma oferecer a milhares de homens e mulheres um acesso mais digno e humanizado ao tratamento do câncer – chaga esta que já representa a segunda causa de morte no Brasil. No dia 13 de novembro de 2012, médicos, profissionais, voluntários, moradores, alunos e pacientes da OSID marcharam do Santuário da Bem-aventurada em direção ao terreno, que foi ocupado de forma pacífica. Na ocasião da ocupação, foram plantadas medalhinhas de Irmã Dulce e deixadas uma imagem do ‘Anjo Bom’ no centro do campo de futebol. Já no dia 04 de janeiro desse ano, em solenidade no gabinete da Governadoria, o governador Jaques Wagner assinou um decreto que declarou o campo como área de interesse público, iniciando o processo de desapropriação do terreno tendo em vista sua doação à OSID.