Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID treina profissionais em reabilitação auditiva

01 de April de 2013

O auditório das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) sedia, nos próximos dias 04 e 05 de abril (quinta e sexta), o V Curso de Implante Coclear do Hospital Santo Antônio. Realizado pelo Núcleo de Reabilitação Auditiva da instituição em parceria com o Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia (Nooba), o evento - teórico e prático - tem como objetivo treinar profissionais que trabalham em equipes interdisciplinares na reabilitação auditivo-verbal através de implante coclear, também conhecido como ‘cirurgia do ouvido biônico’.

A quantidade de reabilitadores treinados nas regiões Norte e Nordeste ainda é considerada baixa. Isso dificulta a realização de um maior número de cirurgias e, também, o progresso dos pacientes em reabilitação pós-cirurgia, que depende do devido acompanhamento. O dilema motivou o núcleo a assumir a responsabilidade de fornecer, periodicamente, um breve treinamento aos profissionais interessados.

“Com a capacitação, garantimos que mais profissionais habilitados estejam à disposição no mercado, ao mesmo tempo em que fomentamos o programa de implante coclear, especialmente aquele vinculado ao Sistema Único de Saúde”, explica o coordenador técnico do Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID, Dr. Marcos Banhara. O núcleo, único da Bahia credenciado para fazer o implante coclear pelo SUS, já realizou 160 cirurgias em pacientes nas mais variadas faixas etárias desde que começou a funcionar, há pouco mais de quatro anos.

O implante coclear caracteriza-se como um avançado dispositivo eletrônico que estimula diretamente as fibras remanescentes do nervo auditivo, possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som.

Programação – O primeiro dia é destinado ao curso prático de implante coclear. Haverá dois módulos voltados a médicos otorrinos (com acesso a técnica cirúrgica para implante coclear) e dois voltados aos fonoaudiólogos (acerca do mapeamento dos dispositivos eletrônicos). Já o dia 05 é todo reservado à parte teórica.

O evento tem a presença de especialistas renomados, como o professor doutor da Faculdade de Medicina da USP, Ricardo Ferreira Bento, cirurgião otológico internacionalmente premiado por desenvolver um método de triagem auditiva em larga escala e reconhecido como um dos inventores de um implante coclear brasileiro para surdez profunda.

SERVIÇO

O que V Curso de Implante Coclear

Data 04 e 05 de abril

Local Auditório da OSID (Av. Bonfim, 161, Largo de Roma - Salvador)

Público Médicos, fonoaudiólogos, estudantes e residentes

Informações e inscrições (71) 3186-0231/ 8896-6101

OSID treina profissionais em reabilitação auditiva