Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Seja você também um Anjo Bom da Bahia

14 de January de 2013

A campanha para construção da nova Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) já está no ar! Com o slogan Seja você também um Anjo Bom da Bahia, a iniciativa visa obter doações da população, por meio do hot site www.anjobomdabahia.com.br, endereço que já está acessível e pronto para receber as contribuições. Na página virtual, cada doador terá direito a inserir sua foto, sendo reconhecido como mais um “Anjo Bom da Bahia”. As primeiras 1 mil pessoas que doarem acima de R$ 120,00 ainda ganham uma camisa da campanha.

A iniciativa, que inclui também peças publicitárias em TV, rádio, revista e jornal, conta com o reforço de peso de vários artistas na divulgação e mobilização do público, entre eles os cantores Saulo Fernandes, Denny (Timbalada), Xanddy (Harmonia do Samba), Tatau, Leo Santana (Parangolé), Levi e Mano Goes (Jammil), Márcia Freire, Mariele Antunes (Babado Novo) e Norberto (Cangaia de Jegue).

Mais saúde - Sonho antigo das Obras Sociais Irmã Dulce, a nova Unidade de Coleta e Transfusão vai possibilitar que o Setor de Hemoterapia da instituição, popularmente conhecido como Banco de Sangue, se adeque às exigências legais em relação à estrutura física, ampliando significativamente o número de atendimentos e fortalecendo a qualidade do serviço. O núcleo deve ser instalado em um terreno na sede da OSID, no Largo de Roma. Além da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, o projeto também inclui o Serviço de Terapia Renal Substitutiva. “Dessa forma, vamos elevar a quantidade de bolsas de sangue coletadas e que serão disponibilizadas para a população baiana, como também ampliar a assistência a pacientes nefropatas”, destaca a líder da UCT da OSID, Marília Sentges. Ela ressalta ainda que o núcleo vai atender também à demanda dos pacientes da instituição, evitando a transferência para outras unidades; além de possibilitar a formação de profissionais das diversas áreas na especialidade da terapia renal substitutiva.

A importância da nova UCT é reforçada quando se leva em conta a escassez de centros de terapia renal na Região Metropolitana de Salvador e em todo o Estado da Bahia. “A doença renal crônica é um importante problema médico e de saúde pública nacional. No Brasil, a prevalência de pacientes que necessitam de programa de diálise mais que dobrou nos últimos anos”, observa a gestora de Saúde da OSID, Lucrécia Savernini. O projeto prevê também, numa segunda etapa, a realização de transplantes renais, contribuindo para reduzir a longa fila de espera dos pacientes pelo procedimento.

Seja você também um Anjo Bom da Bahia