Notícias

Irmã Dulce é intercessora da Jornada Mundial da Juventude

Irmã Dulce é intercessora da Jornada Mundial da Juventude

Irmã Dulce é uma das intercessoras da Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. Uma relíquia da Bem-aventurada e três painéis com fotos e textos - traduzidos em cinco idiomas - sobre a vida e obra do Anjo Bom também serão expostos durante o evento. Com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a XXVIII Jornada Mundial da Juventude deve reunir milhões de jovens católicos de todos os continentes, protagonistas de um grande encontro de fé, esperança e unidade.

“Irmã Dulce foi escolhida como uma das intercessoras com a intenção de preparar pastoralmente a Jornada e auxiliar os jovens em sua busca pela santidade, testemunhada em vida pela religiosa. Vamos contar com o apoio e intercessão de nossa beata brasileira para a preparação e execução de todo o evento, além de aproximá-la dos peregrinos que estarão no encontro”, declara Eduardo Monteiro, voluntário do Departamento de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013.

A relíquia e os painéis da Bem-aventurada ficarão na Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento, instalada na Quinta da Boa Vista, onde acontecerá a Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude. “A Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento será o local onde os jovens poderão contemplar o Santíssimo Sacramento, confessar-se e terão contato com as relíquias de nossos santos e beatos patronos e intercessores da Jornada”, explica Eduardo.

Expectativa - Em contagem regressiva, o Santuário da Bem-aventurada vai participar da Jornada levando um grupo de 26 jovens, entre funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce e membros da comunidade. “Organizamos várias ações, como festival de tortas, rifa, venda de lanches após as missas de domingo e quermesse, com o objetivo de arrecadar fundos para os jovens da comunidade que não podiam arcar com as despesas da viagem. Depois da Jornada, a intenção é formar o Grupo de Jovens do Santuário”, informa o reitor do Santuário, padre Alberto Montealegre. A ida para o Rio de Janeiro está marcada para o dia 22 de julho, em caravana de ônibus com todas as paróquias da Arquidiocese.

Jornada - As Jornadas Mundiais da Juventude têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude - por ocasião do Ano Santo da Redenção - aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. Realizada anualmente nas dioceses de todo o mundo, a Jornada Mundial da Juventude prevê, a cada dois ou três anos, um encontro internacional dos jovens com o Papa. A última edição foi realizada em agosto de 2011, em Madri (Espanha), reunindo 2 milhões de pessoas de mais de 190 países.