Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Missa festiva e procissão encerram trezena em louvor a Santo Antônio

12 de June de 2013

Nesta quinta-feira (13), às 16 horas, o Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, será palco de uma Missa Festiva em louvor a Santo Antônio. Presidida por Padre Alberto Montealegre, reitor do Santuário, a celebração será marcada por cânticos e louvores ao santo de maior devoção de Irmã Dulce e irá contar ainda com a tradicional distribuição de pães aos fiéis. Após a missa, os devotos sairão em procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas de Roma.

Além da celebração principal, o Santuário terá também outras missas ao longo desta quinta-feira, todas dedicadas ao santo das “causas impossíveis”. A programação festiva será aberta às 8h30, com a Missa dos Devotos, presidida por Padre Edson Menezes. Depois, às 11h30, Frei Mario Erky presidirá uma celebração voltada para os funcionários, moradores, voluntários e pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce – OSID. As homenagens encerram oficialmente a trezena em louvor ao santo, iniciada desde o primeiro dia do mês com atividades e orações diárias.

Enfatizando a representatividade do 13 de junho, Padre Alberto observa que, entre os devotos de Irmã Dulce, Santo Antônio é especialmente lembrado como o “protetor dos pobres”.

Trezena – A tradição que ao longo dos séculos vem se difundindo entre os brasileiros teve origem em Bolonha, na Itália, em 1617. Conta-se que a devoção surgiu quando uma senhora, necessitando de um grande favor dos céus, recorreu a Santo Antônio com insistência. Durante nove terças-feiras visitou sua imagem na Igreja de São Francisco rezando com fervor. Como alcançou de modo admirável o que desejava, a notícia se espalhou e muitas pessoas necessitadas de graças e bênçãos seguiram seu exemplo. Tão logo se multiplicaram as graças e milagres a prática se difundiu mundo afora. O número de terças-feiras aumentou para treze depois que o santo passou para a eternidade no dia 13 de junho de 1231.

Missa festiva e procissão encerram trezena em louvor a Santo Antônio