Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

A rotina da enfermagem em cenas sem retoques

15 de May de 2013

Foi com o olhar de enfermeira que Graça Guimarães percorreu enfermarias e UTIs registrando as cenas que estampam a exposição fotográfica Toda Boa História Merece ser Contada. Montada até a próxima segunda-feira (20) com acesso gratuito no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, a mostra é uma bela homenagem do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) à Semana da Enfermagem em Salvador. As 20 imagens em preto e branco, que mostram enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em pleno exercício da profissão, foram produzidas nos núcleos hospitalares das Obras Sociais Irmã Dulce e Hospital Português.

“Fazendo um registro artístico de sua rotina, o MuNEAN quis homenagear gente que cuida de gente”, sintetiza Gleice Pereira, museóloga da instituição. O resultado surpreende o espectador. As imagens copiadas em grandes formatos retratam o ato de cuidar, cultivado nos desafios da enfermagem. Assim, em lances de extrema habilidade técnica revelam-se olhares, sorrisos, abraços e outros signos do gestual que sensibiliza a relação dos profissionais com seus pacientes.

Com sua Nikon D 90, a enfermeira e fotógrafa optou por captar cenas reais, “sem retoques”, registrando o cotidiano da enfermagem. “Foquei na naturalidade da rotina”, conta. Deu certo. Na espontaneidade está a riqueza das imagens que registram o ofício. Afinal, a enfermagem, como diz o próprio título da exposição, é uma boa história que merece ser contada.

Serviço

Toda Boa História Merece ser Contada

Onde: Salvador Shopping (Ala Gourmet, L1) e Salvador Norte Shopping (térreo)

Horários: Segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 12h às 21h, até 20/05

Entrada franca

A rotina da enfermagem em cenas sem retoques