Notícias

Mutirão de solidariedade realizou mais de duas mil consultas, exames e procedimentos

Mutirão de solidariedade realizou mais de duas mil consultas, exames e procedimentos

Em pleno sábado, o Ambulatório das Obras Sociais Irmã Dulce – OSID estava com cara de segunda-feira. A casa viveu o movimento de um dia pleno. E muito especial! Reflexos da bela surpresa que médicos e residentes da OSID prepararam para celebrar o aniversário de 99 anos do Anjo Bom do Brasil. Eles sabiam que o melhor presente seria aquele que a Bem-aventurada pudesse ver com seu grande coração. Assim, combinaram que dariam expediente extra para atender ao público da instituição.

Da atitude generosa nasceu o mutirão de solidariedade que mobilizou mais de 100 médicos internos e residentes das áreas de Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Gastroenterologia, Oftalmologia, Mastologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Urologia, Neuropediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Nefrologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. As salas lotadas e o entra e sai de pacientes nos consultórios geraram números vistosos. Ao todo foram realizados 1.363 consultas e procedimentos ambulatoriais e mais de 1.100 exames. A ação iniciada às 7 horas só foi encerrada no início da tarde com aquela sensação boa de “missão cumprida”.

A manhã agitada - e tão produtiva - passou que a gente nem viu. O mutirão, que contou ainda com a participação de mais de 70 outros profissionais da área de saúde, incluindo enfermeiros, nutricionistas, técnicos e auxiliares, ainda teve apresentação musical dos Cantores de Irmã Dulce, Jaqueline e Ronaldo; reflexões com Frei Beto; as brincadeiras dos impagáveis Terapeutas do Riso, bolo e parabéns para a aniversariante do mês.

O Anjo Bom, que gostava de dizer que deveríamos aprender a fazer “de cada dia de nossa vida um dia santo”, deve ter gostado de ver tanto empenho e carinho para com seus pacientes. De onde está deve ter dito seu “muito obrigada” do jeito que sabe: orando por cada um que aqui esteve para dar sua colaboração.

Cirurgias - No mesmo sábado que acordou o Largo de Roma com o badalar dos sinos anunciando a missa na Capela Santo Antônio, acontecia outro mutirão nas Obras Sociais Irmã Dulce com a proposta de atender aos pacientes que esperam por longos períodos para agendamento de cirurgias. No centro cirúrgico cerca de 80 profissionais realizaram em torno de 40 procedimentos. Iniciado no dia 4 deste mês, o calendário do mutirão seguirá nos dias 8, 15 e 29 de junho, com a expectativa de realizar um total de 400 cirurgias nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Urologia, Oftalmologia e Ginecologia. A ação está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.

“Os médicos nunca recusam nada, um só pedido. Os que aqui trabalham são verdadeiros apóstolos de Cristo.”

Irmã Dulce