Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID realiza transmissão de gestão do HEC

09 de May de 2013

Após 10 meses de uma frutífera parceria, foi oficializado ontem (dia 08) o encerramento da missão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) junto ao Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, complexo que passará a ser administrado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Em uma experiência recheada de avanços e conquistas, o HEC contabilizou sob a gestão das Obras um significativo aumento no número de leitos, entre eles, dez novos leitos de UTI Pediátrica, oito de Cardiologia Clínica, oito de Nefrologia Clínica e quatro na Unidade de Cuidados Intermediários de Neonatologia. Também foram implantados os importantes serviços de Cirurgia de Mão, de Fissuras Lábio-palatinas e de Broncoscopia, além da Biblioteca Virtual de Saúde em parceria com Ministério da Saúde, sem falar nas ações de humanização, como workshops e o projeto Terapeutas do Riso.

O contrato de gestão do HEC pela OSID foi assinado ano passado em caráter emergencial, enquanto a Secretaria de Saúde do Estado realizasse processo seletivo para contratação de nova instituição para administrar a unidade hospitalar. A transição da gestão aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sede do Hospital Estadual da Criança. A cerimônia contou as presenças da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, do gestor operacional das Obras, Sérgio Lopes, da líder do HEC, Eliana Ferreira, do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla e de representantes do IMIP, além de profissionais do HEC. “Estamos saindo com a sensação do dever cumprido. Em dez meses foram muitos avanços e serviços implantados. Fizemos o nosso melhor e deixamos aqui um pouco do legado de Irmã Dulce”, declarou Sérgio Lopes. O secretário Solla destacou que a OSID e o IMIP são duas grandes parceiras do Estado e prestam grandes serviços na área de saúde. “Estamos fazendo a transição entre as duas maiores instituições filantrópicas do Norte-Nordeste e com brilhantes atuações. Isso não é pouca coisa. Não posso deixar de registrar nosso profundo agradecimento à OSID. Toda a equipe se dedicou bastante, foram dez meses de um trabalho árduo”, salientou.

Entre os mais emocionados estava o médico Gervásio dos Santos, pediatra e neonatologista do HEC: “Com a vinda das Obras Sociais Irmã Dulce para cá, ganhei uma família. Não ganhei diretores, administradores nem funcionários. E desde o início senti e tive certeza que a OSID ia fazer o melhor pelo hospital”, disse. “Nós deixamos uma família, mas por outro lado sentimos que deixamos um pouquinho da nossa marca. Desejamos sorte ao IMIP para enfrentar os desafios. Sorte também à família HEC, e que todos os seus membros saibam que estaremos presentes no coração e na missão do Anjo Bom”, comentou Maria Rita Pontes.

OSID realiza transmissão de gestão do HEC