Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Projeto da Unidade de Radioterapia e Quimioterapia da OSID ganha apoio da primeira-dama do Estado

14 de March de 2013

O projeto de construção da Unidade de Radioterapia e Quimioterapia das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) ganhou hoje (13/03) o apoio da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça. A esposa do governador Jaques Wagner visitou a OSID na manhã desta quarta-feira, sendo recebida pela superintendente da instituição, Maria Rita Pontes. Na ocasião, Fátima conheceu os detalhes da instalação do novo centro de oncologia, unidade que chega como um importante reforço no tratamento de pacientes com câncer, mas cuja implantação ainda depende da doação de um campo de futebol localizado ao lado da entidade. Durante a passagem pelas Obras, a primeira-dama defendeu a construção do complexo, aceitando ainda o convite para ser madrinha do projeto. "Todos os dias temos que nos espelhar em Irmã Dulce, no seu exemplo. Por isso, vou pedir que esse campo seja integrado às suas obras. Muitos pacientes estão esperando em casa sem poder dar continuidade ao tratamento. Temos que marcar esse gol contra o câncer. Este é um projeto necessário e a hora de fazer é agora", declarou.

Ao final da visita, Fátima foi homenageada por profissionais, voluntários e pacientes da OSID, sendo presenteada com uma camisa com os dizeres “Anjos de Irmã Dulce”, além de um convite para ser a mais nova voluntária da instituição. Mais cedo, a primeira-dama já havia participado, no Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, da missa em memória de Irmã Dulce, que marcou os 21 anos de falecimento do Anjo Bom. Segundo a superintendente das Obras, Maria Rita, a instituição agora aguarda ansiosa pela entrega oficial do terreno, sob a pena de perder os recursos para a compra de equipamentos e construção das futuras instalações da unidade de saúde. “É preciso que a doação do terreno seja concretizada para que possamos dar início à construção da unidade e ampliar o número de pacientes acolhidos pela oncologia, diminuindo a espera para o início do tratamento e dando o atendimento completo com a incorporação da radioterapia”, comentou. O Centro de Oncologia terá 1.600 m2 de área construída e irá abrigar 10 consultórios, 18 leitos e aparelhos para o tratamento do câncer, incluindo o acelerador linear, equipamento fruto de convênio já assinado com o Ministério da Saúde.

Campo dos sonhos – No início de janeiro deste ano o campo de futebol do Sesi (localizado na Av. Luiz Tarquínio, ao lado da OSID) passou a ser uma área de utilidade pública. O decreto de declaração de interesse público foi assinado pelo governador Jaques Wagner. A intenção é permitir que a área de 9.430m² seja cedida, sob concessão de direito real de uso, para a expansão dos serviços assistenciais oferecidos pela instituição à população. De lá pra cá, o projeto da nova Unidade de Radioterapia e Quimioterapia das Obras Sociais Irmã Dulce já chegou às mãos do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, foi apresentado ao secretário de Atenção à Saúde do governo federal, Helvécio Magalhães e encaminhado à presidenta Dilma Rousseff.

Projeto da Unidade de Radioterapia e Quimioterapia da OSID ganha apoio da primeira-dama do Estado