Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Praça Irmã Dulce será inaugurada nesta quarta-feira

14 de January de 2014

Nesta quarta-feira (dia 15 de janeiro), às 10h, será inaugurada a Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma. Pouco antes, às 9h30, profissionais, conselheiros, voluntários, pacientes e moradores das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de fiéis e demais admiradores do Anjo Bom do Brasil, estarão reunidos no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (localizado em frente à praça), de onde partirão em procissão rumo ao novo equipamento. A solenidade de inauguração contará com as presenças do governador da Bahia, Jaques Wagner; da ministra da Cultura, Marta Suplicy; do prefeito de Salvador, ACM Neto; do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro; do secretário (interino) de Turismo, João Carlos Oliveira da Silva; do diretor presidente (em exercício) da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, José Ubiratan Cardoso, e da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.

A cerimônia de inauguração terá início com o descerramento e a benção da placa que dá o nome da freira baiana à praça. Em seguida, haverá apresentação do Coral Renascer, grupo formado por idosos do Centro Geriátrico da OSID, e do cantor e compositor Lazzo Matumbi, que cantará o Hino ao Senhor do Bonfim.

Requalificação – Sonho antigo da OSID, a revitalização da praça, que tem aproximadamente 15 mil metros quadrados, teve início em junho de 2012 e incluiu nova pavimentação e iluminação; instalação de parque infantil e de equipamentos de ginástica específicos para a terceira idade; substituição dos bancos e lixeiras e paisagismo. Um dos destaques da praça, local onde a freira baiana ia ao encontro dos pobres e doentes, é a instalação do monumento em sua homenagem, assinado pelo artista plástico Bel Borba. A peça, de 8 metros de altura, é uma esfinge de Irmã Dulce, produzida através da técnica da desconstrução e recomposição da fisionomia, marcando a presença luminosa da beata.

O projeto de requalificação do espaço prevê também, em uma etapa futura, a construção de uma ligação entre a praça e o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, criando um complexo arquitetônico-turístico-religioso para Salvador. Com a iniciativa, além da chegada de uma nova área de lazer para a comunidade local, o equipamento promete contribuir ainda para o fortalecimento do turismo religioso na capital baiana.

Praça Irmã Dulce será inaugurada nesta quarta-feira