Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Programa da Coelba leva eficiência energética para a OSID

10 de April de 2015

A Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia investiu aproximadamente R$ 440 mil para fornecer e instalar gratuitamente um novo sistema de aquecimento de água, a partir do aproveitamento solar térmico, para unidades das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – instituição localizada no Largo de Roma, em Salvador, e considerada um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país.

As unidades contavam com sistemas independentes e antigos de aquecimento de água, onde eram utilizadas resistências elétricas. O projeto, desenvolvido pela área de eficiência energética da Coelba, permitiu a instalação de um moderno sistema de aquecimento solar de água, com a utilização de um back-up elétrico para o suprimento em dias nublados.

O projeto, que contemplou todas as enfermarias do complexo e beneficiou unidades da OSID como o Hospital Santo Antônio, o Centro Geriátrico, o Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência e o Hospital da Criança, foi concluído no final de dezembro de 2014, proporcionando uma economia calculada em 187,8 MWh/ano de energia elétrica para a instituição, além da retirada de 45 kW/ano de demanda do período de ponta. A mudança, além de proporcionar economia de energia, possibilita ainda maior conforto aos pacientes e funcionários das Obras Sociais.

“As melhorias refletiram imediatamente no consumo de energia da OSID, resultando em uma economia bastante significativa para a instituição”, comemora o líder da Engenharia Clínica das Obras, João de Jesus Salomão.

Este e outros projetos de eficientização, tais como o do Hospital Geral de Camaçari, Santa Casa de Misericórdia de Valença, Hospital Promatre de Juazeiro, integram o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visa assegurar a melhor utilização da energia distribuída pela empresa, através da promoção da conservação e do uso racional da energia elétrica.

 

Programa da Coelba leva eficiência energética para a OSID