Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Ministro da Saúde visita a OSID e participa da inauguração de salas de atendimento

24 de November de 2015

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam, na última sexta-feira (dia 20), o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. Acompanhado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o ministro foi recebido pela superintendente da instituição, Maria Rita Pontes; pelo membro da Assembleia Geral da OSID, Helton Rosa, além de gestores, líderes, profissionais e religiosos das Obras. Durante a visita – que contou também com a participação do presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), deputado Antonio Brito; da deputada estadual Fabíola Mansur e do assessor de Relações Institucionais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Mateus Simões –, Castro percorreu unidades de saúde da instituição.

“Eu volto verdadeiramente impressionado com esse trabalho magnífico feito aqui pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Como ministro da Saúde, fiquei muito orgulhoso em saber que essa instituição é 100% SUS. Isso é um exemplo para o Brasil e uma demonstração inequívoca de que os recursos do SUS, quando bem geridos e bem aplicados, são suficientes para prestar uma boa assistência. Quero parabenizar toda a equipe das Obras de Irmã Dulce por realizar esse trabalho tão extraordinário”, ressaltou o ministro.

Na sua primeira visita à instituição fundada pelo Anjo Bom do Brasil, Marcelo Castro participou também da inauguração de salas de atendimento no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV). O núcleo das Obras, considerado centro de referência nacional em reabilitação de deficiências, ganhou novos ambientes para realização de atividades nas áreas de reabilitação física, informática educativa, recursos visuais, integração sensorial e atendimento em grupo. Uma das poucas unidades do país habilitadas para serviços especializados nas quatro áreas de reabilitação (auditiva, física, intelectual e visual), o CER IV realiza hoje, por mês, aproximadamente 9 mil atendimentos a pessoas com deficiência, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Após o descerramento das placas, a abertura dos espaços foi oficializada com um singelo momento de benção e oração, tendo à frente o frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

Impressionado com os serviços oferecidos pela OSID e com o desafio de manter a instituição que atualmente realiza 4,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano, o ministro também conheceu a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon) – centro inaugurado em maio deste ano, que oferece atendimento completo, moderno e gratuito para pacientes com câncer. “Espero que o acelerador linear, aparelho que permitirá a realização da radioterapia na Unacon, seja habilitado o quanto antes e entre logo em operação, para que assim mais serviços de qualidade possam ser oferecidos à população”, declarou Castro. 

“Ficamos muito felizes com a visita do ministro. Apesar de todas as dificuldades que a Saúde está vivendo no momento, ele mostrou muita boa vontade em analisar e atender as nossas solicitações, especialmente para a Unidade de Oncologia, onde desejamos que o acelerador comece a funcionar o mais rápido possível”, comentou Maria Rita Pontes, que na ocasião entregou ao ministro um relatório com as demandas mais urgentes na área da Saúde da instituição.   

Ministro da Saúde visita a OSID e participa da inauguração de salas de atendimento