Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Terceira etapa da Praça Irmã Dulce será inaugurada hoje

27 de November de 2015

A terceira etapa da Praça Irmã Dulce será inaugurada hoje (27), às 17h, no Largo de Roma, pelo prefeito ACM Neto.  Com expansão da área para aproximadamente 18 mil m², as obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), visaram ampliar a capacidade da praça de receber visitantes.  As intervenções resultaram na construção de um estacionamento com capacidade para abrigar 106 veículos (54 carros e 52 ônibus), e em melhorias como a compatibilização do piso do equipamento com o calçamento do entorno.

A reforma, que teve um custo total de cerca de R$ 2,8 milhões, englobou 8 mil m² de pavimentação asfáltica, 4,5 mil m² de piso intertravado, 1.550 m² de gramado e 900m² de passeio com meio fio, além de 525 m² de muretas, 600m de drenagem pluvial e nova iluminação. Segundo a prefeitura, para facilitar a vida de quem necessita do transporte público, foram construídas quatro novas baias recuadas para ônibus, o que deverá gerar um impacto significativo na mobilidade urbana do bairro.

Para o líder de Projetos de Engenharia, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Arturo Braga, a conclusão da terceira etapa da praça é importante “porque prevê a demanda do fluxo turístico que vem aumentando na região”. Uma quarta etapa da requalificação da praça está prevista, e, segundo ele, “será fundamental já que complementa a reforma do sistema viário nessa área”. O projeto de reformulação do equipamento público, além de fomentar o lazer e a segurança no bairro, surge para atender o crescente número de turistas que a cada ano desembarcam no Largo de Roma para visitar o Memorial e o Santuário de Irmã Dulce.

A Praça Irmã Dulce foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 2014, em uma solenidade que contou com as presenças do então governador da Bahia, Jaques Wagner; da então ministra da Cultura, Marta Suplicy; do prefeito de Salvador, ACM Neto, da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, além de outras autoridades, fiéis e admiradores do Anjo Bom do Brasil. A revitalização da praça, que mudou as feições do Largo de Roma ampliando as opções de lazer da comunidade do entorno, incluiu nova pavimentação e iluminação, parque infantil, equipamentos de ginástica, novos bancos e lixeiras, e paisagismo. O destaque ficou por conta da instalação de um monumento de 8 metros de altura em homenagem a Irmã Dulce, assinado pelo artista plástico Bel Borba. As intervenções realizadas contaram com recursos do governo do estado da Bahia e da prefeitura municipal de Salvador.

Terceira etapa da Praça Irmã Dulce será inaugurada hoje