Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Governador convida Papa Francisco a visitar as Obras Sociais Irmã Dulce

15 de October de 2015

O governador da Bahia, Rui Costa, participou ontem (14) de uma audiência geral com o Papa Francisco, no Vaticano. Na ocasião, o governador entregou ao Santo Padre uma carta assinada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), convidando o Sumo Pontífice a visitar, em Salvador, a instituição fundada pela freira baiana. O Papa já está com nova visita agendada ao Brasil para 2017, quando completam 25 anos da morte de Irmã Dulce.

A carta detalha a trajetória de amor e serviço da Bem-Aventurada em favor do pobre, do doente, do mais necessitado. O texto narra ainda a história das Obras Sociais, cujas raízes datam de 1949, quando a religiosa, sem ter para onde ir com 70 doentes, pede autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio, na capital baiana. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.

De acordo com a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, uma visita do Papa Francisco às Obras Sociais Irmã Dulce, em 2017, representaria um momento extraordinário de “renovação da nossa fé e da nossa esperança”. “A presença do Papa entre nós seria um verdadeiro presente do Céu, um encorajamento para a nossa caminhada", afirmou. O encontro do governador com o Sumo Pontífice contou também com a participação do Bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini. Além da carta, Rui Costa entregou ao Santo Padre uma imagem de São Francisco de Assis.

As Obras do Anjo – Fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, a OSID abriga atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no Brasil, prestando assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora. 

Governador convida Papa Francisco a visitar as Obras Sociais Irmã Dulce