Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID recebe visita de diretor do Hospital de Câncer de Barretos

25 de September de 2015

“É impressionante a qualidade da assistência, a qualidade do atendimento espiritual que é dado aos pacientes, o olhar sereno dos profissionais nas diferentes áreas da instituição. É um privilégio poder estar aqui. Nada substitui a visita. Tudo isso é muito especial e precisa ser cada vez mais reconhecido”. A declaração emocionada é do diretor jurídico do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Moraes Prata, que na última quarta-feira (dia 23) veio conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). 

Recebido pela superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, além de gestores e líderes da instituição, Henrique visitou diversas unidades das Obras, a exemplo do Hospital da Criança, Enfermaria de Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD) e o Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV), passando por consultórios e pelo espaço da oficina da Horta Educativa. Sempre atento e interessado em saber mais sobre os serviços oferecidos pela entidade, o dirigente também percorreu as instalações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon), inaugurada em maio deste ano; o Hospital Santo Antônio, incluindo a Unidade de Terapia Intensiva e a área de ampliação da UTI, além do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ).

Na ocasião, Henrique conferiu ainda o espaço onde funciona o Bazar Irmã Dulce - uma das fontes de recursos da instituição, o Santuário da Bem-Aventurada e o Memorial Irmã Dulce, conhecendo mais sobre o legado de amor e caridade do Anjo Bom do Brasil. “Estou maravilhado. Conhecia à distância todo o trabalho de Irmã Dulce, tudo o que ela desenvolveu em vida e que é continuado por Maria Rita e toda a equipe da OSID, mas estar aqui é muito mais forte que qualquer coisa que eu tenha lido a respeito. Todas as pessoas que puderem precisam ajudar as Obras Sociais”. O diretor veio a Salvador participar do XI Congresso Internacional das Misericórdias e do 25º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Os eventos têm como objetivo discutir os desafios enfrentados pelo setor e promover a troca de experiências, com foco na gestão, administração e comunicação das entidades.

“Foi uma visita muito válida para troca de experiência e conhecimento. A OSID e o Hospital de Câncer de Barretos têm muito em comum, a exemplo da filosofia, valores, do foco na pessoa mais necessitada e por serem 100% SUS”, ressaltou Maria Rita.  

Referência nacional - O Hospital de Câncer de Barretos é considerado hoje um dos maiores e mais avançados hospitais oncológicos do país com atendimento 100% SUS. O complexo hospitalar, que também conta com o apoio de doações para manter as atividades, reúne atualmente oito núcleos, distribuídos entre os estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Com mais de 50 anos de fundação, a primeira unidade do grupo, localizada na cidade de Barretos, a cerca de 400 Km da capital paulista, contabiliza mais de 4 mil atendimentos por dia, acolhendo pacientes de todo o país.

OSID recebe visita de diretor do Hospital de Câncer de Barretos