Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Loja Irmã Dulce e Café Roma já estão de portas abertas

02 de August de 2016

A capital baiana já conta com dois novos atrativos na tradicional região da Cidade Baixa: a Loja Irmã Dulce e o Café Roma, inaugurados ontem (1º de agosto), no Largo de Roma, entre o Memorial Irmã Dulce (MID) e o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Sob as bênçãos de frei Vandeí Santana, reitor do Santuário, e de frei Mário Erky, capelão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a cerimônia reuniu profissionais, voluntários, religiosos, moradores e parceiros da instituição fundada pelo Anjo Bom, além de familiares, visitantes, devotos e demais admiradores da vida e obra da freira baiana, que aproveitaram para conhecer os espaços e fazer as primeiras compras. Com um leque variado de produtos, a lojinha traz para o público desde camisas, bolsas, agendas, livros e chaveiros, até imagens, medalhas, terços e escapulários, entre dezenas de outros itens com a marca Irmã Dulce. Todas as peças agregam ainda um forte propósito social, já que a renda obtida com as vendas dos artigos será revertida para a manutenção das atividades da OSID, instituição que atende crianças e adolescentes em situação de risco social, idosos, pessoas em situação de rua, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pessoas com deficiência.

Também integrando o novo complexo está o Café Roma, ambiente agradável onde a população vai encontrar uma variedade de deliciosos salgados, doces, tortas, bolos, sucos e cafés, além de um cardápio variado de almoço. Com um total de 200 metros quadrados de área construída, o duplo empreendimento une lazer, história e uma nobre causa humanitária. “Esse é um momento muito especial para nós das Obras de Irmã Dulce. É um sonho antigo ter esse espaço, mas graças ao nosso conselheiro, Dermeval Gusmão, isso foi possível. Peço a Irmã Dulce que, com a intercessão de Deus, reine nesse lugar a paz e a segurança, e que todos que trabalham aqui estejam imbuídos do espírito do Anjo Bom, atendendo com carinho, com dignidade, oferecendo uma palavra de amor”, disse emocionada a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, durante a cerimônia de inauguração que contou também com a presença dos conselheiros das Obras Sociais, Dermeval Gusmão e Manoel Castro, acompanhados das respectivas esposas, Mariana Gusmão e Neusa Castro; do conselheiro Ivan Leão; dos membros da Assembleia Geral da entidade, Joana Arcoverde Cavalcanti e padre Edson Menezes, além da vereadora Aladilce Souza.

O novo complexo foi construído e equipado como doação à OSID pela DAG Construtora, empresa que tem Dermeval como diretor geral. A relação do engenheiro com a instituição da Bem-Aventurada foi iniciada há mais de 25 anos, quando ainda era estagiário da construtora Odebrecht e atuou na construção do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência, das Obras Sociais. “Me sinto realizado por ter contribuído para a concretização de um espaço que visa acolher e proporcionar bem estar a visitantes e admiradores de Irmã Dulce, além de ajudar a propagar o seu legado”, declarou Dermeval, que recebeu uma cesta de pães da linha Dulce Natura, produzidos no Centro de Panificação da OSID, das mãos de Maria Rita e da moradora do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD), Márcia Bispo. A superintendente também entregou, juntamente com o morador do CAPD, Ademir Santos, flores à esposa do conselheiro, Mariana Gusmão, em agradecimento por todo o apoio prestado pelo casal à instituição do Anjo Bom.

Citando o Evangelho de Lucas (Lc 12,13-21), proclamado pelos frades capuchinhos na ocasião da solenidade de inauguração, que fala sobre a necessidade de repartirmos os bens, Maria Rita salientou que o texto retratava justamente o momento ali vivenciado. “Pedi que esse Evangelho fosse lembrado porque tem tudo a ver com o que acontece hoje aqui. O trecho que diz que ‘o homem não deve acumular riqueza para si e sim para Deus’, é exatamente o que Dermeval vem praticando ao longo desses anos, pois desde que ele construiu sua empresa, ele vem partilhando com Deus e com Irmã Dulce muitos dos seus bens”.

Durante o evento, mais uma ótima notícia de parceria foi anunciada: a Solar Coca-Cola, unidade da fabricante de bebidas em Salvador, doou uma cota de R$ 15 mil em produtos da marca ao Café Roma, cujas vendas serão revertidas para a OSID. A gerente de Recursos Humanos da Solar Coca-Cola, Emiliana Albanaz, não pôde comparecer à inauguração e enviou um representante.

Turismo, lazer e história - Assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais, Osvaldo Gouveia ressalta que os novos estabelecimentos representam também um importante reforço em termos de acolhimento ao público do turismo religioso em Salvador. “Tanto o Café Roma quanto a Loja Irmã Dulce visam oferecer mais comodidade e conforto ao crescente fluxo de turistas e frequentadores da região. Anualmente, milhares de pessoas oriundas de diversas regiões do país e do mundo visitam a igreja e o museu dedicado ao Anjo Bom”. Projetado em formato de ilha, cercado por jardineiras, criando um espaço aprazível e com visibilidade aos ambientes, o empreendimento faz também um resgate à memória, tendo em sua ambientação uma grade do antigo Cine Roma (cinema construído, a partir de doações, por Irmã Dulce e Frei Hildebrando Kruthaup), confeccionada em 1947 por um serralheiro baiano. Com localização estratégica, entre o Memorial e o Santuário e em frente à parada dos ônibus de turismo, o complexo, que também servirá para a realização de eventos da OSID, deverá ainda ser integrado por um calçadão à Praça Irmã Dulce.

“A Loja Irmã Dulce é a concretização do nosso sonho de atender, com uma melhor estrutura e conforto, todo visitante, devoto, doador que quer levar uma lembrança, um souvenir do Anjo Bom, e assim contribuir com a instituição. Todos que adquirem os produtos da lojinha estão ajudando a manter abertas as portas das Obras de Irmã Dulce”, comentou a assessora de Marketing da OSID, Mariana Pimentel. “Estou muito feliz por poder participar desse novo espaço e meu sentimento é o mesmo que move todos aqui, o sentimento de amor e de querer fazer dar certo. Isso nos dá a certeza de que as coisas vão acontecer”, salientou Lúcia Andrade, gerente do Café Roma, unidade que será gerida pela empresa Caramelo e Andrade. O café vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30, enquanto a loja abrirá as portas todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h30 às 17h30.

Loja Irmã Dulce e Café Roma já estão de portas abertas