Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Ministro da Saúde destaca OSID como exemplo de boa gestão

13 de June de 2016

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam no início da tarde desta segunda-feira (dia 13) a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Acompanhado do ministro chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, do vice-governador da Bahia, João Leão, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o ministro foi recebido pela superintendente da instituição, Maria Rita Pontes, pelos conselheiros das Obras, Edmilson Pinho e Manoel Castro, além de gestores, líderes, profissionais e religiosos da entidade, e pelo doutor Colbert Martins.

“A OSID possui uma grande estrutura e é uma das melhores relações custo-benefício do Brasil. Ou seja, um hospital que com menos recursos consegue fazer mais atendimentos; e atendimentos de qualidade. Hospitais que têm gestão exemplar servem para inspirar os demais. Quero parabenizar Maria Rita e toda a sua equipe porque aqui é de fato um exemplo de boa gestão que nós queremos multiplicar por todas as instituições do país”, ressaltou o ministro, impressionado com os serviços oferecidos pela entidade, incluindo o desafio que é realizar 4,6 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Na sua primeira visita à instituição fundada pelo Anjo Bom do Brasil, Ricardo Barros percorreu as instalações das Obras Sociais Irmã Dulce e conferiu de perto o atendimento prestado aos bebês com microcefalia no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV) – núcleo da OSID considerado referência nacional em reabilitação de deficiências. No local, o ministro conversou com profissionais e as mamães dos pequenos pacientes.

Durante a visita, Ricardo Barros também conheceu a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Santo Antônio, espaço onde em breve serão inaugurados dez novos leitos para pacientes adultos. Na ocasião, Maria Rita Pontes aproveitou para reforçar junto ao chefe da pasta da Saúde o pedido de solução para demandas mais urgentes da instituição, a exemplo das habilitações da nova UTI, do Implante Coclear bilateral (cirurgia realizada em ambos os ouvidos de um mesmo paciente) e do Serviço de Radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon) – centro que oferece atendimento completo, moderno e gratuito para pacientes com câncer.

Na passagem pela instituição da beata baiana, o ministro – que veio a Salvador para participar da palestra “Perspectivas da Saúde Pública no Brasil”, na Associação Bahiana de Medicina, entre outros compromissos – ainda foi surpreendido por duas crianças vestidas de Irmã Dulce e Santo Antônio, que lhe presentearam com uma singela imagem do santo, em plena data dedicada ao protetor dos pobres e oprimidos. Encerrando a visita, Ricardo Barros foi ao Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e visitou o túmulo da freira, na Capela das Relíquias. Emocionado, recebeu da superintendente Maria Rita a tradicional fitinha da Mãe dos Pobres, com os dizeres “Lembrança de Irmã Dulce – O Anjo Bom do Brasil”, que foi amarrada em seu pulso.

Ministro da Saúde destaca OSID como exemplo de boa gestão