Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID e Santa Casa da Misericórdia do Porto iniciam convênio de cooperação

09 de March de 2016

Uma experiência enriquecedora entre povos e instituições irmãs. Assim foi o clima que embalou o primeiro encontro do intercâmbio de cooperação técnica e troca de conhecimento de boas práticas entre as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, realizado em janeiro, em Portugal. Durante cinco dias, a líder do Centro Geriátrico Júlia Magalhães, Terezinha Pacheco, esteve em Porto para conhecer de perto as moradas de idosos e as ações sociais desenvolvidas para a população da terceira idade em comunidades da cidade portuguesa. Na ocasião, representantes da Santa Casa do Porto também receberam informações sobre o Centro Geriátrico das Obras, que ganhou destaque pelas ações de humanização, lazer e socialização.

“Os membros do setor da morada e ação social da Santa Casa do Porto ficaram encantados com o trabalho humanizado e a agenda social da morada da OSID, que inclui passeios, festas nas datas comemorativas, como São João, Natal, Carnaval, Páscoa e aniversariantes do mês, entre outras atividades de lazer para nossos idosos. Também se interessaram bastante pelos nossos protocolos assistenciais”, conta Terezinha. Já das terras portuguesas, a líder do Centro Geriátrico da OSID destaca como modelo a ser seguido as ações voltadas para a comunidade, a exemplo do serviço de atendimento social domiciliar, mantido com o apoio do Governo e parceiros.

Em Porto, relata Terezinha, o idoso que mora sozinho conta com uma infraestrutura especial. Com base no seu diagnóstico social e a depender das necessidades, o cidadão recebe refeições em domicílio, conta com cuidados de higiene pessoal, serviço de limpeza da residência e atendimento de emergência através de central telefônica. “A intenção é protelar ao máximo a ida para asilos ou abrigos, dando todas as condições para o idoso se manter em casa. Ele só será asilado quando estiver em um grau de dependência muito grande”, explica. O protocolo de parceria entre as Obras Sociais Irmã Dulce e a Santa Casa da Misericórdia do Porto foi assinado em janeiro, sem prazo para conclusão.

Patrimônio secular - Fundada há mais de 500 anos, a Santa Casa da Misericórdia do Porto é uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública. Atualmente, a entidade atua nas áreas de Intervenção Social, Saúde, Ensino Especial, Educação, Cultura, Culto, Ambiente e Projetos Especiais.

OSID e Santa Casa da Misericórdia do Porto iniciam convênio de cooperação