Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Missa em Ação de Graças marca Dia do Médico na OSID

19 de October de 2016

O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, Largo de Roma, estava em festa na manhã de ontem (18) com a comemoração do Dia do Médico e de São Lucas. Celebrada pelo frei Mário Erky, capelão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a Missa em Ação de Graças contou com a presença, além de médicos da instituição, da superintendente da entidade, Maria Rita Pontes; do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; de funcionários, voluntários, religiosos e moradores da OSID e de ex-residentes médicos e ex-internos em Medicina.

Relembrando a vida e o testemunho de São Lucas, que foi médico de profissão, frei Mário, em sua homília, ressaltou que “hoje é dia de rezar e agradecer a Deus pela vida desses profissionais que têm a nobre missão de cuidar de quem mais precisa”. O capelão falou aos médicos que “nunca percam de vista o motivo pelo qual escolheram exercer a Medicina, uma profissão que requer esforço, dedicação e muito amor”.

Bastante emocionada, Ana Verônica Mascarenhas – que foi residente e médica das Obras na década de 1980 – falou da alegria em participar da celebração. “Hoje pude relembrar os bons momentos que vivi nesta casa, onde aprendi a servir”. “Passar por aqui moldou o que nós somos hoje. Não tem como trabalhar na OSID e continuar sendo a mesma pessoa”, acrescentou a médica Ceuci de Lima Xavier, que teve a oportunidade de fazer o internato em Medicina na instituição do Anjo Bom. Sentimento compartilhado também pela médica Adalgisa Tanure, que recordou seus anos de internato e como profissional da casa, afirmando que “é sempre bom voltar às Obras e rever pessoas amigas. Minha história como médica começou aqui, com base na missão de Irmã Dulce: Amar e Servir”.

A Missa em Ação de Graças pelo Dia do Médico foi marcada ainda por uma homenagem ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que desde que assumiu a pasta, em janeiro de 2015, tem abraçado o legado de Irmã Dulce. “Agradecemos muito pelo reconhecimento do nosso trabalho e por todo apoio prestado na inauguração da Radioterapia, dos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e na liberação do aporte financeiro, por parte do Ministério da Saúde, que vai nos ajudar a sanar algumas dificuldades”, disse Maria Rita, que presenteou Vilas-Boas com uma cesta de produtos com a marca social Irmã Dulce e da linha Dulce Natura.

“É uma alegria participar dessa missa em homenagem aos médicos, no dia de São Lucas. Quero ver a OSID aumentando, cada vez mais, a sua complexidade para trazer uma integralidade dos serviços, desde o ambulatório até a realização de transplantes. E deixo aqui o desafio de inauguramos 40 novos leitos de UTI na instituição até o dia 18 de outubro do próximo ano”, finalizou o secretário.

Missa em Ação de Graças marca Dia do Médico na OSID