Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Leitura para todas as idades

25 de August de 2017

O universo de Gabriel Weber, 10 anos, vai muito além de super-heróis, desenhos animados, brincadeiras e estripulias típicas de crianças da sua idade. Desde muito cedo o garoto manifestou preocupação pelas causas sociais e coleciona campanhas e atividades para ajudar os mais necessitados, direcionadas principalmente para pessoas acolhidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). As experiências cercadas de amor e solidariedade do menino estão reunidas no livro 10 Anos de Aventuras, que já pode ser adquirido na Loja Irmã Dulce (Largo de Roma); na Loja virtual Irmã Dulce (www.irmadulce.org.br/loja); no espaço Livres Livros (Shopping Bela Vista) e na loja Zepellin (Apipema Center). A publicação é patrocinada pelo Esporte Clube Bahia e terá 80% da renda obtida com as vendas aplicada na reforma da biblioteca do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID que atende 700 crianças e adolescentes em situação de risco social no município de Simões Filho.

A obra, uma leitura para todas as idades e uma fonte de inspiração para ações em prol dos menos favorecidos, traz um relato das iniciativas emocionantes de Gabriel em benefício de pacientes, acompanhantes e moradores acolhidos pela instituição do Anjo Bom. Generoso e cheio de criatividade, o garoto, que desde os seis anos é sócio-protetor das Obras Sociais Irmã Dulce, quando passou a doar parte de sua mesada para ajudar a entidade, narra no livro suas ações, a exemplo das campanhas para doação de sangue, doação de meias, brinquedos, alimentos e dinheiro. No leque de iniciativas do pequeno anjo constam ainda distribuição de chocolates, pirulitos e kits de pintura entre as crianças atendidas na OSID, realização de atividades lúdicas e distribuição de panfletos do programa Sócio-Protetor, um dos mais importantes canais de doação para quem deseja ajudar a manter vivo o legado de amor e serviço de Irmã Dulce. A publicação traz também um pouco do dia-a-dia de generosidade do menino, desde catar lixo nas praias até cuidar de animais de rua.

Com tiragem inicial de 1 mil exemplares e ilustrada com belas cenas de solidariedade, 10 Anos de Aventuras foi lançado em clima de alegria e emoção no último dia 11, no espaço Livres Livros, no Shopping Bela Vista. “Estou muito feliz porque estamos conseguindo reformar uma biblioteca para crianças. Espero que a leitura do livro estimule outras pessoas a fazer o bem”, declarou Gabriel, que era um misto de euforia e felicidade durante o lançamento da publicação. O evento contou com as presenças da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes; do presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Sant’Ana; da escritora Mabel Veloso; da irmã da Bem-Aventurada, Ana Maria Lopes Pontes; de profissionais da OSID e familiares e amigos do pequeno escritor. O público foi recepcionado com muita animação pela boneca Dulcinha e pelo mascote do time tricolor.

“Esse livro de Gabriel é muito importante, tanto por ser uma comunicação com crianças e jovens, aproximando as Obras de Irmã Dulce desse público e atendendo o desejo dele de poder tocar no coração de outras crianças para ajudar a OSID, como também pelo fato de possibilitar a reforma da biblioteca do centro educacional da instituição. Torço para que as pessoas adquiram o livro e possam se inspirar em Gabriel”, comentou Maria Rita, que aproveitou para agradecer o patrocínio do Esporte Clube Bahia.

“A primeira ação do Bahia em prol das Obras de Irmã Dulce foi em 2015 e de lá pra cá procuramos fortalecer cada vez mais essa parceria. Abraçamos a história de Gabriel pela relação dele com a OSID e por ser essa criança que já pensa tanto no outro e sempre ajuda a instituição”, disse Marcelo Sant’Ana. Mabel Veloso, que assina a apresentação do livro, revelou que está “entusiasmada e feliz” com a obra. “Gabriel tem uma cabecinha incrível. O jeito que ele conversa e escreve é muito bonito, sem falar no coração generoso, na ideia de proteger, na vontade de fazer o mundo a cada dia melhor”. 

A semente que Gabriel tanto quer plantar no coração das pessoas através de seus gestos de solidariedade já está dando frutos. Para colocar em prática algumas de suas campanhas, ele vem agregando amigos para multiplicar as ações e ampliar a corrente do bem, a exemplo do colega João Vitor Alves, de 10 anos, que foi conferir  o lançamento e já ajudou Gabriel na campanha de doação de leite e fralda para crianças com microcefalia atendidas na OSID. “Gabriel é um menino muito legal, de bom coração. Fiquei muito feliz em participar da campanha com ele e espero poder ajudar mais”. 

Leitura para todas as idades