Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Voluntário mirim da OSID realiza campanha e doa óculos para crianças com microcefalia

05 de July de 2017

O sorriso do pequeno Marlos ao estrear os óculos foi um momento repleto de emoção. O menino de apenas 1 ano e 6 meses está entre as cinco crianças com microcefalia atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) que ganharam mais qualidade de vida graças à doação de óculos de grau, que aconteceu na última quinta-feira (dia 29), no Memorial Irmã Dulce. O responsável pelo nobre gesto é o garoto Gabriel Weber, de apenas 10 anos, que organizou a campanha “Um olhar de carinho para as crianças com microcefalia” e arrecadou recursos para a aquisição dos acessórios, que proporcionam avanços significativos não só em relação à visão, como também no desenvolvimento motor e intelectual dos pequenos pacientes. Na ocasião, Gabriel e outros voluntários mirins também doaram kits contendo fralda, leite em pó e itens de higiene pessoal.

“Esses óculos com certeza chegaram em boa hora. Estávamos com dificuldade para comprar, e não encontrávamos da forma adaptada para nosso filho. Quando a gente soube que Gabriel iria doar, ficamos muito felizes. É muito gratificante que uma simples criança faça isso", disse emocionado o professor Marlúcio da Paixão, pai de Marlos. "A gente se surpreende ao ver uma criança já tendo uma atitude dessa. É motivo de muita alegria", declarou Paula Custódio, mãe de Anthony, de 1 ano e 8 meses.

Os óculos doados são especiais, apropriados para crianças, com armação de silicone e inquebráveis. Os pacientes contemplados, que têm em torno de 1 ano de idade, são de famílias de baixa renda e possuem um alto comprometimento visual, que é uma das características das crianças afetadas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus, além da microcefalia. “Além do benefício visual, com os óculos as crianças também alcançam melhorias no desenvolvimento motor global e intelectual, pois enxergando melhor passam a se movimentar mais e interagir mais com o meio. A falta dos óculos acaba comprometendo o resultado da reabilitação”, destaca a líder do CER IV, Rosinei Souza. 

Para divulgar essa e outras ações e conseguir as doações necessárias, Gabriel fez contato com amigos, colegas e familiares. O menino também mergulhou fundo no universo das tecnologias e até já criou página no Facebook (“Faça sua parte para mudar o mundo”) e um grupo no aplicativo WhatsApp. Na trajetória para ajudar os mais necessitados vale desde envios de e-mails e mensagens, até a tradicional propaganda “boca a boca”. "Eu procuro saber o que a OSID está precisando no momento e aí crio a campanha com base nisso. Eu acho muito bom fazer essas ações e ajudar as pessoas, porque parece algo que vai se multiplicando cada vez mais, até ser infinito", falou o pequeno anjo.

O voluntário mirim iniciou sua bela história de tantos gestos de generosidade depois que conheceu o Memorial Irmã Dulce, no ano de 2012, levado por sua mãe, Sheila Weber, voluntária da instituição. A visita de Gabriel, com apenas cinco anos de idade, ao museu que apresenta o legado de amor e caridade do Anjo Bom através da exposição do seu acervo tocou profundamente o menino, dando impulso ao seu grande coração e à vontade de ajudar os que precisam. Sheila não esconde a emoção e comemora a atitude do filho em pensar no bem do próximo. "O sentimento é de felicidade e orgulho, por ver que Gabriel já tem enraizado nele valores que a família passa e que só fazem se fortalecer com a convivência com as Obras de Irmã Dulce”.

Algumas crianças que contribuíram para ampliar a corrente de solidariedade e participaram da campanha estiveram presentes no dia da doação dos óculos, entre elas a menina Danielle Oliveira, de 8 anos. "Adorei participar porque eu quero que essas crianças melhorem, que elas fiquem bem. Eu me sinto como se estivesse ajudando Irmã Dulce". 

Anjo mirim – Apesar da pouca idade, Gabriel Weber já é considerado um parceiro e amigo de longa data das Obras Sociais Irmã Dulce. Desde os seis anos o garoto é sócio-protetor da OSID (quando passou a doar mensalmente parte de sua mesada) e vem idealizando e organizando uma série de atividades voluntárias em benefício de pacientes, acompanhantes e moradores da instituição. Entre as ações já postas em prática, estão campanhas para doação de sangue; doação de meias durante a temporada de frio para aquecer os pés dos moradores do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD) da instituição; doação de brinquedos para a estimulação precoce de crianças com microcefalia atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce; distribuição de chocolates, pirulitos e kits de pintura entre as crianças atendidas na entidade e a Biblioteca Itinerante, projeto que visa estimular a leitura e amenizar o tempo de espera do público mirim enquanto aguarda atendimento.

No leque de iniciativas do anjo mirim, que vem provando que generosidade não tem idade, estão ainda a “Campanha dos Cem Reais” e a “Campanha dos Mil Reais” – ambas com a intenção de levantar recursos para a construção da nova Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue e do Serviço de Hemodiálise da OSID; a “Campanha dos Dois Mil Quilos” (arrecadação de alimentos para as Obras Sociais); visita ao Hospital da Criança e ao CAPD, realizando atividades lúdicas com brinquedos de montar, desenhos e até aula de boneco de pedra; atividade de miniguia no Memorial Irmã Dulce e distribuição de panfletos do programa Sócio-Protetor, um dos mais importantes canais de doação para quem deseja ajudar a manter vivo o legado de amor e serviço de Irmã Dulce.

Voluntário mirim da OSID realiza campanha e doa óculos para crianças com microcefalia