Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Casinha de saberes e conhecimento

24 de May de 2017

Quem passa pelo corredor em frente à lanchonete do Complexo Roma agora se depara com uma pequena casinha colorida de madeira pendurada na parede, de portas transparentes e recheada dos mais variados livros. A singela morada está ali instalada para fazer um nobre convite aos osidianos: mergulhar no rico e mágico universo da leitura, do saber e do conhecimento através de romances, fábulas, contos, poesias. A novidade faz parte do projeto Livres Livros, movimento de articulação social que visa o incentivo à leitura através da doação e troca de obras literárias.

O acervo é montado principalmente por meio de doações e trocas de publicações. Qualquer pessoa pode doar ou pegar um livro, mas a mensagem na frente da casinha sugere a regra a ser seguida: “Pegue um, deixe um”. “O projeto é um exercício de cidadania, já que a unidade passa a fazer parte do espaço público onde está instalado e os livros estão sempre disponíveis para os leitores sem restrição ou burocracia. Isso faz com que cada cidadão seja responsável pela manutenção do Livres Livros, e principalmente, seja agente distribuidor da mensagem de que a leitura pode estar ao alcance da mão”, destacou a especialista em gestão de conteúdo artístico e idealizadora do projeto Livres Livros, Raissa Martins. “Percebemos que muitas pessoas gostam de ler, mas não têm acesso à leitura. Essa iniciativa coloca os livros no caminho das pessoas. A gente acredita que a partir do hábito da leitura a pessoa abre as portas para um mundo chamado conhecimento, que é um mundo transformador. A grande motivação é empreender em prol da sociedade, com foco no hábito saudável que a leitura pode ser”. 

Criado há dois anos, na Bahia, o projeto Livres Livros já disponibilizou mais de 30 mil livros para a população e conta com 38 unidades distribuídas em território baiano e também no Espírito Santo. A recém-instalada mini biblioteca das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que foi personalizada com o rosto do Anjo Bom em uma das laterais, foi inaugurada na sede da entidade no início deste mês, com direito à atividade lúdica de “libertar poesias”, momento em que profissionais, voluntários, pacientes e acompanhantes que passavam pelos corredores foram convidados a escutar belos versos de Clarice Lispector, Cecília Meireles, Pedro Bandeira e Ruth Rocha, entre outros. “Para nós é um presente poder deixar na OSID uma semente do nosso projeto, é uma forma de contribuir um pouco com o trabalho maravilhoso que é realizado aqui”, declarou Raissa. “Estamos muito felizes com essa parceria super positiva, que promete enriquecer o cotidiano estimulando a leitura entre os profissionais e pacientes das Obras”, comemorou a coordenadora do Voluntariado da OSID, Salma Araújo, responsável pela unidade Livres Livros da instituição.

Raissa Martins explicou que as mini bibliotecas são construídas com uma estrutura simples, propositalmente, para aproximar o público e deixar claro que a atividade é livre. O programa é baseado na experiência do movimento The Little Free Library, surgido nos Estados Unidos em 2009 e que já possui mais de 20 mil unidades espalhadas por mais de 70 países. Os pontos são instalados principalmente em locais de grande circulação, como praças, creches, hospitais e shoppings. Os livros – dos mais variados gêneros literários – ficam à disposição da comunidade do entorno de forma permanente, a qualquer hora. “Os exemplares ficam ao alcance de todos, no caminho de casa, do trabalho, da escola, de forma fácil e com a característica de ser livre. As pessoas podem fazer a leitura no local ou levar o livro para casa. Quem desejar, pega um livro e, se puder, faz a doação de outro. É uma ação que gera um círculo virtuoso de boas influências em torno da leitura".

A iniciativa também inclui a realização de eventos culturais nas unidades, como oficinas de pinturas, montagem de brinquedos, palestras, peças teatrais e contação de histórias, mantendo a proposta de alimentar o universo lúdico criado pelas obras literárias. Para a viabilização das unidades, o Livres Livros conta com parcerias com o setor privado e apoio da sociedade civil. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site www.livreslivros.com.br

Casinha de saberes e conhecimento