Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Secretário de Ciência e Tecnologia ressalta parceria com as Obras Sociais

30 de March de 2017

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam na manhã de ontem (29) a visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado da Bahia, José Vivaldo de Mendonça Filho. Acompanhado do chefe de Gabinete da pasta, Rodrigo Hita; do coordenador de Articulação Institucional, Hans Ungar; da superintendente de Inovação, Acácia Pinho; do assessor Leonardo Miranda; da consultora da secretaria, Sahada Luedy; e da coordenadora de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, Silvia Finguerut, o dirigente foi recebido pela superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, além de gestores e líderes da instituição.

Profundo admirador da trajetória de amor e serviço de Irmã Dulce, o secretário destacou no encontro a disposição da SECTI em apoiar ativamente o trabalho social da OSID, contribuindo para o desenvolvimento da entidade nas suas diversas áreas de atuação, incluindo Educação, Saúde e na preservação e difusão da memória da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. “A agenda da inovação tecnológica pode estar literalmente ligada à beneficência, gerando desenvolvimento social e transformando a vida das pessoas. E Irmã Dulce é o exemplo maior do que a Bahia é capaz de reunir em termos de beneficência. Portanto, o objetivo é de uma parceria total, de participação permanente e integração, criando um ambiente de qualificação e garantindo assim sustentação econômica, financeira, de autonomia, de empreendedorismo e inovação”, ressaltou.

Entre as iniciativas, está o apoio da secretaria ao projeto de atualização tecnológica do Centro de Panificação da OSID, unidade responsável pela produção de variados tipos de pães, como o Panetone Irmã Dulce, onde a renda obtida com as vendas é revertida para as atividades do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras que atende cerca de 700 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do município de Simões Filho. Destaque ainda para o apoio ao projeto de requalificação do Memorial Irmã Dulce – uma exposição permanente sobre o legado do Anjo Bom do Brasil, além de ações nas áreas de eficientização energética e tecnologia da informação, contribuindo para o desenvolvimento dos serviços prestados pela instituição à população mais necessitada. “O secretário Vivaldo, além de ser um devoto fervoroso de Irmã Dulce, é uma pessoa muito bem articulada que pode nos apoiar em alguns projetos relacionados a sua área, como também através de sua rede de relacionamento nos ajudar na busca de novos parceiros para a OSID”, comentou a superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes.

Durante sua passagem pela sede da OSID, no Largo de Roma, José Vivaldo conheceu o local do antigo galinheiro onde Irmã Dulce abrigou, em 1949, os primeiros 70 doentes – iniciativa que deu origem ao nascimento das Obras Sociais Irmã Dulce. Entusiasta do legado de amor da freira baiana, o secretário aproveitou ainda para dar um testemunho emocionante sobre a importância da Mãe dos Pobres em sua vida: “Eu sempre digo que Irmã Dulce me apresentou a Deus. Foi com ela que eu aprendi a ter fé, a me tranquilizar e acalmar meu coração. Quem não conhece o exemplo de Irmã Dulce que o conheça, ouça e entenda literalmente como a fé é capaz de transformar a vida de uma pessoa, pois Deus está no comando de tudo, o tempo todo”.

Secretário de Ciência e Tecnologia ressalta parceria com as Obras Sociais