Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CER IV conquista Prêmio Benchmarking 2017

19 de October de 2017

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi um dos destaques do Prêmio Benchmarking 2017, promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), realizado no último dia 9, no Fiesta Bahia Hotel. O núcleo conquistou o prêmio na categoria Qualificação, com o programa CER IV in Formação – iniciativa que tem como objetivo fomentar a capacitação de profissionais que atuam no tratamento e acompanhamento de pessoas com deficiência. “Esse projeto nasceu de uma necessidade de capacitação e qualificação da equipe, após o credenciamento do antigo Ambulatório de Reabilitação do CRPD em Centro Especializado em Reabilitação. A instituição passou a atender temáticas e também a um público que até então não atendia”, explicou a líder do Centro, Rosinei Souza, que apresentou o case durante o evento.

Também concorreu ao prêmio, pela categoria Socioambiental, o case Digitalização de Prontuários do Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, apresentado pela líder do setor de Tecnologia da Informação, Isabelle Cardoso. “A tecnologia de digitalização proporcionou celeridade ao atendimento, já que solucionou o problema de morosidade da arrumação e distribuição dos prontuários por consultório, e liberou o espaço antes ocupado por papéis, tornando possível até mesmo uma maior oferta de tratamentos”, destacou Isabelle. No total, dezessete cases foram selecionados para concorrer ao prêmio Benchmarking FESFBA 2017 em seis categorias. Entre os demais premiados, estão a Santa Casa de Itabuna (na categoria Humanização); Fundação José Silveira (Pesquisa Assistencial); Hospital São Francisco (Gestão de Custos), de Campo Formoso; Hospital São Rafael (Socioambiental); e Martagão Gesteira (Captação de Recursos).

“Estamos extremamente felizes com a premiação por ser mais um reconhecimento ao nosso trabalho. De fato, o primeiro reconhecimento foi o apoio da empresa VIVO, que investiu no projeto a partir de recurso incentivado pelo PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência). O trabalho de capacitação no CER IV é de extrema importância para nossa comunidade e para os pacientes em reabilitação. Portanto, essa conquista é o retorno que podemos dar também à empresa que nos apoiou e ao Ministério da Saúde. Que possamos participar de outras premiações que venham viabilizar ainda mais benefícios para a comunidade”, ressaltou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. 

Referência – Uma das poucas unidades do país habilitadas para serviços especializados nas quatro áreas de reabilitação (auditiva, física, intelectual e visual), o Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV) é referência no tratamento e acompanhamento de pessoas com deficiência. O núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce responde hoje por aproximadamente 9 mil atendimentos por mês, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. O Centro conta atualmente com equipe técnica multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educador físico. As ações de reabilitação/habilitação são executadas a partir das necessidades de cada pessoa atendida, privilegiando aspectos relacionados ao desenvolvimento, à inclusão social, ao desempenho nas atividades e a sua participação na família, comunidade e sociedade.

CER IV conquista Prêmio Benchmarking 2017