Notícias

Em nome da solidariedade

Em nome da solidariedade

Conscientizar a população sobre a importância de um simples gesto que pode ajudar a transformar a vida de tantas pessoas. Esse é o mote da campanha Diga Sim pra Irmã Dulce, lançada ontem (dia 2) pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Desenvolvida pela agência Engenhonovo, a campanha visa estimular o público a fazer doações em prol da instituição do Anjo Bom dentro do novo formato do programa de notas fiscais e será veiculada por meio de vídeo, spot de rádio, mídias sociais, anúncio em jornais impressos, outdoor, busdoor e busTV, entre outras peças publicitárias. O evento de lançamento contou com a presença de profissionais, moradores e voluntários da OSID e também da cantora Margareth Menezes, estrela da campanha, que na ocasião foi homenageada pelas Obras Sociais com o título de Embaixadora de Irmã Dulce.

A campanha Diga Sim pra Irmã Dulce tem o objetivo de incentivar a população a contribuir com a instituição da Mãe dos Pobres pelo novo formato do programa de notas fiscais - Nota Premiada Bahia, visto que a contagem de pontos passou a ser exclusivamente por meio digital. O foco da campanha é estimular o público a se tornar um doador da OSID, acessando o site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, durante o cadastro, escolher as Obras Sociais Irmã Dulce como instituição favorita de saúde. Cada pessoa pode indicar até duas entidades filantrópicas, sendo uma da área de saúde e outra da área social. Após registrar-se, o cidadão tem que solicitar a inclusão do seu CPF na nota fiscal eletrônica sempre que realizar uma compra, para que a doação seja direcionada às instituições indicadas no cadastro.

A superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes, acredita que a campanha vai contribuir para acabar com qualquer receio da população em ter que informar o CPF. “Precisamos desmitificar isso. A OSID participou de todas as etapas do programa de notas fiscais e com a arrecadação conseguimos grandes realizações. Esperamos agora com essa campanha, que tem o apoio de Margareth Menezes e da agência Engenhonovo, que produziu e mobilizou uma série de parceiros que fizeram tudo de forma voluntária, motivar as pessoas para que elas se cadastrem e digam sim quando o caixa perguntar se querem o CPF na nota. Que elas digam sim pra Irmã Dulce e para todas as entidades da área de saúde e da área social. O programa das notas fiscais é um programa de suma importância para as Obras de Irmã Dulce, que nos beneficia muito, principalmente nos momentos de dificuldade e de crise”. 

Embaixadora – Depois de receber rosas vermelhas das mãos de crianças e idosos assistidos na Casa da Mãe dos Pobres, Margareth Menezes se emocionou ao ser homenageada com o título de Embaixadora de Irmã Dulce. “Para mim é uma honra estar aqui e estarei sempre à disposição em outros momentos que puder ajudar. É uma responsabilidade muito grande receber esse título pela dimensão da obra e pelo princípio de amor ao próximo muito profundo que incute a ação da instituição. A gente não imagina a força espiritual de um ser como Irmã Dulce, uma pessoa que se colocou à disposição de abraçar os mais desfavorecidos”, declarou a cantora baiana, que tem uma relação antiga de afeto com Irmã Dulce, pois quando criança morava ao lado do hospital e tinha contato com a freira. Além da nova integrante da família de Embaixadores de Irmã Dulce, também já receberam o título o padre Antônio Maria; o pintor e escultor italiano Battista Mombrini; o funcionário público Carlos Paiva; a funcionária pública Emília Curi; o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros; a médica pediatra Cristina Cury (falecida em setembro de 2010) e o empresário Mauro Feitosa (falecido em março de 2015).

O presidente da agência Engenhonovo, Fernando Passos, falou sobre o prazer em desenvolver uma campanha em prol da instituição do Anjo Bom. “As pessoas passam a ter um comportamento diferente e o espírito solidário. É uma doação grande de todos os envolvidos”, destacou o publicitário, que foi presenteado com uma cesta com diversos itens produzidos no Centro de Panificação Irmã Dulce.

Realizações - Através do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade e com o apoio da sociedade, as Obras Sociais Irmã Dulce conseguiram, ao longo de quase duas décadas, ampliar o atendimento à população, especialmente a mais necessitada. Os recursos oriundos do programa contribuíram para a construção de diversos núcleos da instituição, a exemplo do Hospital da Criança (HC), do Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), do Núcleo de Apoio à Pesquisa e do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (onde hoje funciona o Centro Especializado em Reabilitação e o Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência). O Sua Nota é um Show também beneficiou a OSID na reforma do Centro Geriátrico; compra de ambulâncias e medicamentos e pagamento de contas de água e energia, entre outras realizações. Em 33 etapas do programa, as Obras de Irmã Dulce arrecadaram aproximadamente R$ 15,9 milhões.