Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Em prol da vida

28 de November de 2018

Não poderia haver forma melhor de celebrar o Dia do Doador Voluntário de Sangue, senão com a reinauguração de sua casa: a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O espaço foi totalmente requalificado, incluindo novos equipamentos, mobiliário, troca de piso, revestimento especial nas paredes e forro no teto, para acolher ainda melhor todos aqueles que vão exercer o nobre gesto da doação de sangue. A reinauguração do núcleo, realizada na última segunda-feira (26), reuniu profissionais, moradores, voluntários, religiosos, parceiros – entre os quais membros da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) - e amigos da instituição do Anjo Bom, numa manhã marcada pela emoção e muitos momentos especiais.

A programação festiva foi iniciada com uma missa em Ação de Graças no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Logo na abertura, um manto vermelho formado pelos mais de 200 colaboradores das Obras Sociais homenageados por já terem abraçado a causa da doação de sangue entrou pelo corredor central da igreja e foi bastante aplaudido pelos presentes. “Agradecemos a cada um de vocês pelo gesto tão solidário. Essa homenagem aos funcionários se estende a cada doador de sangue”, destacou o reitor do Santuário, frei Giovanni Messias, que presidiu a missa tendo como concelebrantes frei Mário Erky, capelão da OSID, e frei Romário Pinto. Os anjinhos mirins de Irmã Dulce, que tanto se engajaram nas campanhas de incentivo à doação de sangue nas Obras Sociais, também foram lembrados nesse dia de festa e homenagens e, no momento do ofertório, entraram com caixas de chocolate, guloseima distribuída pelos pequenos aos doadores de sangue como forma de agradecimento durante suas ações na UCT.

“Hoje é um dia de festa e gratidão. Estamos reinaugurando nossa unidade totalmente repaginada para continuar recebendo os doadores de sangue sempre com muito amor e alegria e agradecendo por cada um que pratica o ato de doar sangue. Quem doa sangue, doa vida”, disse emocionada a líder da Unidade de Coleta e Transfusão das Obras, Marília Sentges, que foi surpreendida com uma singela homenagem da equipe da UCT, recebendo flores e muitos abraços pelo empenho e dedicação à frente do núcleo da OSID.  

A missa pelo Dia do Doador Voluntário de Sangue – comemorado em 25 de novembro - também foi marcada pela apresentação da cantora Nairzinha, que acompanhada da Orquestra Irmã Dulce – formada por alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) que integram o projeto Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, cantou “Luz da Bahia” e “Paz”, músicas que a artista compôs em homenagem à Mãe dos Pobres e gravadas na voz de Margareth Menezes. O CD de Nairzinha com as canções foi distribuído gratuitamente às pessoas presentes. Logo depois, uma das cenas mais emocionantes da celebração: a pequena Manuela Oliveira, junto com irmã Léo, presentearam o público com uma linda interpretação da música A Montanha, de Roberto Carlos, que em seus versos fala de fé e gratidão.

A cerimônia religiosa foi seguida pela visita dos convidados à UCT, que logo na entrada ganhou uma foto de Irmã Dulce, no tamanho original da freira baiana, convidando o público a exercer o nobre gesto de amor ao próximo que salva tantas vidas: doar sangue. Atualmente, a unidade das Obras Sociais é a terceira que mais coleta bolsas de sangue na hemorrede do Estado da Bahia, com uma média de 680 por mês, atendendo não apenas pacientes da instituição, mas também de outros complexos de saúde.

Em prol da vida