Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce no maior encontro de profissionais do Terceiro Setor no Brasil

15 de April de 2019

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) marcaram presença na 6ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2019), realizado entre os dias 9 e 12 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Organizado pela Rede Filantropia, o encontro reuniu mais de 800 profissionais do Terceiro Setor, em uma programação com mais de 80 atividades, entre palestras, aulas, debates e consultorias coletivas. Com o objetivo de promover boas práticas de gestão desenvolvidas para o fortalecimento das instituições que compõem o segmento, o evento levou ao público a discussão de temas fundamentais para a atualização e o entendimento dos requisitos legais necessários para criação e manutenção de uma ONG. Foram debatidos temas como conhecimento sobre legislação, contabilidade, captação de recursos, comunicação e marketing, administração, voluntariado e assistência social.

Entre os cerca de 90 palestrantes da FIFE 2019, estiveram presentes nomes como Leonor Sá Machado, CEO da TheBridgeGlobal, empresa africana com sede em Angola, especializada na criação, desenvolvimento e implementação de projetos de Educação para Cidadania; José Luiz Tejon, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana; Rosa Morales, fundadora da Casa Hogar Judeo Cristiana, orfanato focado em menores em situação de vulnerabilidade e risco e atual presidente do Conselho Diretivo do YZ Proyectos de Desarrollo A.C, criada para desenvolver programas que apoiem o fortalecimento da sociedade civil no México e na América Latina. 

“O FIFE é o maior encontro envolvendo os profissionais do Terceiro Setor no Brasil. A cada edição, as palestras, painéis e atividades apresentadas favorecem a ampliação do networking, além de possibilitarem a troca de experiências entre os participantes vindos de todas as regiões do país e também de outros países”, ressaltou Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia. Participaram do evento, a coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Projetos da OSID, Luciana Santos, e o assessor de Comunicação da instituição, Alan Amaral. 

Destaque também para o lançamento, já na abertura da FIFE, do prêmio Melhores ONGs, anúncio que contou com a participação do presidente do Instituto Doar, Marcelo Estraviz; do presidente do Instituto Filantropia e editor da revista Filantropia, Marcio Zeppelini; e da editora da revista Filantropia e diretora-executiva do Instituto Filantropia, Thaís Iannarelli. A OSID é uma das atuais vencedoras da premiação, tendo conquistado em 2018 o título de melhor organização não governamental da Região Nordeste do país. Com o objetivo de reconhecer as instituições nacionais que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações, além de incentivar a cultura da doação no Brasil, o prêmio, organizado pelo Instituto Doar em parceria com a Rede Filantropia, teve 1.750 entidades inscritas no ano passado. A próxima edição da FIFE acontecerá entre os dias 14 e 17 de abril de 2020, em Florianópolis. Mais informações no endereço https://www.filantropia.ong/fife.

Obras Irmã Dulce no maior encontro de profissionais do Terceiro Setor no Brasil