Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce serão homenageadas pelos serviços voltados à saúde da mulher

12 de April de 2019

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) serão homenageadas com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a entidades que se destacam nos serviços de saúde direcionados ao público feminino. A OSID é uma das cinco instituições premiadas em 2019, de um total de 65 indicadas em todo o país. Além das Obras do Anjo Bom, outra entidade baiana, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, está entre os agraciados. Completam a lista a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, do Espírito Santo; a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense, de Minas Gerais; e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, do Ceará. A cerimônia de entrega da menção honrosa será no dia 28 de maio, às 11h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Entre os 21 núcleos das Obras Sociais Irmã Dulce está a Clínica da Mulher Dona Dulcinha, unidade totalmente voltada para a assistência à mulher. Com uma média mensal de 3 mil atendimentos, a Clínica da Mulher atua na prevenção, controle e tratamento de afecções ginecológicas, oferecendo serviços como preventivo, biopsia, Cirurgia de Alta Frequência (CAF) no colo do útero, além de tratamentos para infertilidade (com necessidade de procedimentos de baixa complexidade), síndrome dos ovários policísticos, problemas de alterações urinárias e de oncologia ginecológica, como câncer de vagina e colo do útero. Reconhecido pelos serviços de referência, o núcleo possui ambulatórios nas especialidades de Oncoginecologia, Uroginecologia, Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI), Ginecologia Endócrina, Endometriose e Dor Pélvica, Ginecologia Cirúrgica, Laparoscopia Ginecológica e Histeroscopias Cirúrgica e Ambulatorial. À frente dos atendimentos está uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares e assistentes administrativos.

A premiação – O Prêmio Dr. Pinotti é promovido em alusão ao Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio. As indicações para a homenagem, que é concedida desde 2010 pela Câmara dos Deputados, são feitas pelos deputados e os vencedores são escolhidos por um Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido. A OSID foi indicada pelo deputado federal Elmar Nascimento. A condecoração leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, que faleceu em 2009. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.

Obras Irmã Dulce serão homenageadas pelos  serviços voltados à saúde da mulher