Notícias

Presépio da OSID é um dos vencedores do concurso promovido pela Arquidiocese de Salvador

Presépio da OSID é um dos vencedores do concurso promovido pela Arquidiocese de Salvador

As Obras Sociais Irmã Dulce – OSID são uma das premiadas da 8ª edição do Concurso de Presépios, promovido pela Arquidiocese de Salvador. O presépio que encanta a todos que passam diante dos jardins do Memorial Irmã Dulce, situado na casa do Anjo Bom do Brasil, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, ficou com a segunda colocação na Categoria Institucional. O presépio das Obras Sociais mantém a tradição iniciada por Iracy Lordello, mais antiga voluntária da instituição, falecida em 2017, que o diferenciou ao incluir na cena da natividade brinquedos, bichos de pelúcia e bonecas representando Santa Dulce dos Pobres.

Com referências históricas, religiosas e lúdicas, o presépio das Obras traz um conceito original criado pela Assessoria de Memória e Cultura da OSID e executado de maneira criativa pela arte-educadora Mônica dos Santos Silva, que integra a mesma unidade das Obras de Irmã Dulce. Mônica, que também concorreu individualmente no concurso, foi a segunda colocada na Categoria Residencial com um olhar étnico sobre o cenário do nascimento de Jesus. Feliz com os resultados, o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia, parabenizou a todos os envolvidos pela conquista: “Parabéns a Mônica, aos colegas da Manutenção, jardineiros, colaboradores de serviços gerais, agentes de portaria, superintendência e toda a equipe da Assessoria de Memória e Cultura”.

Parte do Projeto Salvador, Cidade Natal do Brasil, o Concurso Arquidiocesano de Presépios tem como proposta estimular a criação e montagem de presépios, a fim de despertar a criatividade e a memória das tradições populares do Natal. O dia e o horário da premiação serão informados em breve pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese.

Conheça os vencedores da 8ª edição do Concurso de Presépios:

Categoria Institucional

1º lugar: Arautos do Evangelho

2º lugar: Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)

Categoria Residencial

1º lugar: Helvane Rúbia Magalhães Vieira

2º lugar: Mônica dos Santos Silva

Categoria Paroquial

1º lugar: Paróquia Nossa Senhora da Paz (Bairro da Paz)

2º lugar: Paróquia Sagrada Família (Nova Brasília de Itapuã)