Notícias

Saudade do amigo Saja

Saudade do amigo Saja

É com pesar que as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) comunicam o falecimento do professor e filósofo José Antônio Saja. Amigo da instituição, sempre presente e atuante em ações e eventos em prol da OSID e da perpetuação do legado do Anjo Bom, Saja morreu na noite de ontem (11), aos 64 anos, no Hospital Português, em decorrência de uma grave insuficiência cardíaca. O sepultamento será nesta terça-feira, às 16h, no Cemitério Campo Santo. 

“Uma pessoa que enriquecia nosso espírito com suas palavras, sua gentileza nos mínimos detalhes. Era a prova de que todos nós podemos almejar a santidade aqui na terra, através da simplicidade, humildade e verdade. Assim era Saja. Ele sai da nossa vida presente para continuar em nossos corações. Para sempre. Agora Saja está nas mãos dos irmãos do Céu, trabalhando com Irmã Dulce”, declarou emocionada a superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes.

Formado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde lecionava, Antônio Saja era mestre em Artes Visuais e doutor em Letras e Linguística. Também ensinava na Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE) e na Fundação Visconde de Cairu. Professor carismático, suas aulas eram bastante disputadas pelos alunos. Nas redes sociais, amigos, colegas de trabalho, alunos, artistas e representantes de entidades ligadas à área cultural lamentaram a morte do filósofo. "Saja era professor do Departamento de Filosofia da Ufba e uma figura pública das mais conhecidas e respeitadas em Salvador, com trânsito entre intelectuais de distintas inclinações e artistas de múltiplas áreas. Era um professor querido e reverenciado por seus alunos, ao longo de quase quatro décadas, e um colega estimado por todos. Indivíduo de cultivada espiritualidade, nele se destacava o traço de um pensamento generoso, amigo do belo, que o fazia sutil e acolhedor, mesmo em tempo de tamanha aspereza", diz a nota emitida pela Universidade Federal da Bahia.