Notícias

Obras Irmã Dulce recebem prêmio pelos serviços prestados na área da saúde da mulher

Obras Irmã Dulce recebem prêmio pelos serviços  prestados na área da saúde da mulher

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a entidades que se destacam nos serviços de saúde direcionados ao público feminino. A gestora de Saúde das Obras Sociais, Lucrécia Savernini, representou a instituição do Anjo Bom durante a cerimônia realizada na última terça-feira (28) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A OSID é uma das cinco entidades premiadas em 2019, de um total de 65 indicadas em todo o país. Também foram homenageados o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, da Bahia; a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, do Espírito Santo; a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense, de Minas Gerais; e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, do Ceará. 

Entre os 21 núcleos das Obras Sociais está a Clínica da Mulher Dona Dulcinha, unidade totalmente voltada para a assistência à mulher. Com uma média mensal de 3 mil atendimentos, a Clínica da Mulher atua na prevenção, controle e tratamento de doenças ginecológicas, oferecendo serviços como preventivo, biopsia, Cirurgia de Alta Frequência (CAF) no colo do útero, além de tratamentos para infertilidade, síndrome dos ovários policísticos, problemas de alterações urinárias e de oncologia ginecológica, como câncer de vagina e do colo do útero.

“São inúmeras as dificuldades encontradas pelo caminho e que precisamos superar para alcançarmos estes resultados, mas perpetuando o legado de nossa fundadora seguiremos sempre em frente, cuidando da população do estado da Bahia”, declarou Lucrécia. A gestora comentou ainda que a premiação da OSID “faz unir dois nomes muito importantes: Dr. Pinotti e Irmã Dulce”. “José Pinotti foi um médico que, assim como Irmã Dulce, sempre olhou as pessoas, não olhava só o paciente, ele olhava a pessoa na sua integralidade e era um agente de mudança. Irmã Dulce sempre dizia que não bastava passar, dar um pão e seguir em frente. Era preciso haver alguma mudança naquela situação de necessidade que a pessoa estava vivendo”, destacou.

O Prêmio Dr. Pinotti é promovido em alusão ao Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio. As indicações para a homenagem, que é concedida desde 2010 pela Câmara dos Deputados, são feitas pelos deputados e os vencedores são escolhidos por um Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido. A OSID foi indicada pelo deputado federal Elmar Nascimento. A condecoração leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, que faleceu em 2009.