Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce e Coelba firmam parceria para promover redução do consumo de energia

28 de March de 2019

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) acabam de firmar uma parceria para promover o uso racional e a redução do consumo de energia elétrica na instituição. O acordo prevê a substituição de 7 mil lâmpadas convencionais existentes por novas com tecnologia LED, além da adequação do sistema de climatização do centro cirúrgico da entidade. A economia de energia prevista é de 28.500 KWh por mês e mais 45 KW de redução de demanda na ponta, o que resultará em uma diminuição de custos de aproximadamente R$ 124 mil por ano. O Convênio de Cooperação Técnica foi assinado ontem (27), no Memorial Irmã Dulce, pela superintendente da OSID, Maria Rita Pontes e pelo diretor-presidente da Coelba, Fulvio Machado.

“Para a Coelba é muito importante firmar essa parceria com uma instituição tão importante quanto as Obras Sociais Irmã Dulce. Ficamos bastante felizes por poder contribuir e participar desse legado”, declarou Fulvio Machado, que veio acompanhado da gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Mascarenhas e do gestor de Eficiência Energética da companhia, Daniel Sarmento. Recepcionado por Maria Rita Pontes, pelo gestor de Infraestrutura das Obras, Jorge Vaz, pela assessora de Marketing da OSID, Mariana Pimentel e pelo líder da Engenharia Clínica da entidade, João Salomão, o grupo aproveitou para percorrer alguns núcleos de atendimento das Obras Sociais, a exemplo da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e do Centro Cirúrgico, e também conheceu o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e a Capela das Relíquias, local que abriga o túmulo do Anjo Bom.

“As Obras de Irmã Dulce e a Coelba são parceiras há muitos anos e à medida que a instituição vai se profissionalizando essa parceria vai se tornando cada vez mais importante, com foco na eficientização energética e em novos projetos. A OSID tem um potencial grande de crescimento e esperamos cada vez mais estreitar esses laços”, destacou Maria Rita Pontes. As Obras Sociais Irmã Dulce são atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a idosos, pessoas com deficiência, pacientes sociais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua. Em sua sede, em Salvador, a OSID conta com 954 leitos e realiza por ano 12 mil cirurgias e 18 mil internamentos. Diariamente, 2 mil pessoas são atendidas na instituição.

A troca das lâmpadas na OSID já começou e a adequação do sistema de climatização será feita em etapas a partir de abril. A estimativa é de que tudo esteja concluído em até um ano. O projeto de eficientização energética tem como objetivo possibilitar uma melhor utilização da energia elétrica distribuída pela Coelba, através da implantação de equipamentos que promovam o uso racional da energia para as instituições. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

Obras Irmã Dulce e Coelba firmam parceria  para promover redução do consumo de energia