Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Biografia de Irmã Dulce será lançada em Salvador nesta segunda

20 de September de 2019

Na próxima segunda (23) Salvador terá o lançamento do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres", a biografia da mulher que se tornará, em 13 de outubro, a primeira santa nascida no Brasil. A obra, publicada pela Editora Planeta, é resultado de oito anos de pesquisa do jornalista Graciliano Rocha, que pesquisou documentos em arquivos do Brasil, Estados Unidos e Itália e entrevistou mais de 100 pessoas para reconstituir a vida do Anjo Bom da Bahia e os dois milagres reconhecidos pelo Vaticano. O lançamento e a noite de autógrafos acontecem na livraria Saraiva do Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores), a partir das 19h. Entre as presenças confirmadas estão a do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, sobrinha do Anjo Bom da Bahia, e de personalidades da cultura baiana, como a produtora Lícia Fabio. 

O livro retrata a trajetória de Irmã Dulce, do nascimento em 1914, descreve como ela conseguiu ser considerada santa ainda em vida por causa da dedicação que tinha pelos pobres e oferece detalhes dos dois milagres atribuídos a ela que resultaram na canonização. A revista Veja considerou o livro "a mais completa biografia sobre a freira baiana”. A obra mostra como Irmã Dulce se transformou em uma das figuras mais influentes do catolicismo brasileiro e reconstitui encontros da freira com Madre Teresa de Calcutá e com o papa João Paulo II. O livro examina Irmã Dulce além da religião. Trata-se de uma mulher forte e empreendedora, que fundou um hospital, criou um orfanato e era o último recurso de pobres e doentes que não tinham outra porta a bater. Isso foi especialmente importante em uma época em que não existia o SUS e pessoas sem carteira assinada não tinham direito a atendimento em hospitais públicos.

Irmã Dulce antecipou em muitas décadas a chegada das mulheres a posições de liderança em um tempo em que a sociedade relegava um papel subalterno às mulheres. Ela assumia riscos e tinha enorme capacidade de tirar do papel grandes empreendimentos num mundo dominado por homens, sem se deixar dominar por eles. O livro também conta a história das transformações políticas, sociais e culturais em Salvador e na Bahia ao longo do século 20. O aparecimento do futebol na Bahia, o surgimento e a expansão dos Alagados, a feira de Água dos Meninos e de São Joaquim são algumas das paisagens que estão minuciosamente apresentadas na trajetória do Anjo Bom da Bahia. 

SERVIÇO:
"Irmã Dulce, a Santa dos Pobres", de Graciliano Rocha, Editora Planeta
Lançamento e noite de autógrafos

ONDE: Livraria Saraiva do Salvador Shopping 
QUANDO: 23 de setembro de 2019, a partir das 19h

 

Biografia de Irmã Dulce será lançada em Salvador nesta segunda