Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Memorial Irmã Dulce entre as atrações em evento nacional de museus

17 de September de 2020

Com uma exibição de vídeos sobre temas que remetem ao legado de amor e serviço da Santa Dulce dos Pobres, o Memorial Irmã Dulce (MID) vai marcar presença na 14ª edição da Primavera dos Museus, evento do calendário do Instituto Brasileiro de Museus, que acontece entre os dias 21 e 27 de setembro em instituições museológicas de todo o país. Em função do contexto inédito da pandemia do novo Coronavírus, a edição deste ano traz como tema “Mundo Digital: Museus em transformação”, estimulando a experiência virtual das instituições junto ao público. Durante a semana, o MID apresentará uma programação de vídeos autorais com exibição exclusiva pelas redes sociais: Instagram (@obrasirmadulce; @santuariosantadulce; e @memorialirmadulce) e Facebook (obrasirmadulce e santuariosantadulce). As produções audiovisuais serão postadas nas redes sociais do Anjo Bom do Brasil no período de 21 a 25 de setembro, sempre às 11h e às 15h.

De acordo com a líder do Memorial Irmã Dulce, Carla Silva, o tema proposto na 14ª Primavera dos Museus “é um chamado para os museus se reinventarem, principalmente nesse momento que requer distanciamento social; e também para se aprofundarem nessa forma de interação que definitivamente vem para ficar, pois possibilita atingir um grande público através das redes sociais. Os trabalhos virtuais neste momento estão sendo a única forma de comunicação e interação com o nosso público”.

A agenda do MID conta com quatro produções audiovisuais que perpassam o universo da Santa Dulce. Entre as exibições, estão os vídeos “O Memorial Irmã Dulce em sua Casa”, com narrativas de histórias da freira baiana, através de visitas mediadas no museu; e “Oficina Artística DulceArte”, produção que ensina a criação de relíquias com objetos de estima. Já para as crianças, a programação exibe “A Escola Vive os Valores”, uma série de vídeos que apresentam ações educativas desenvolvidas pelo Programa Irmã Dulce: Um Diálogo com a Educação; e “Santa Dulce e seus Amiguinhos”, produção que traz uma apresentação de teatro de marionetes. Inaugurado em 1993, um ano após a morte da religiosa, o Memorial Irmã Dulce é uma exposição permanente sobre o legado de amor e caridade da Mãe dos Pobres.

Memorial Irmã Dulce entre as atrações em evento nacional de museus