Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Centro de Pesquisa da OSID recebe homenagem pela condução dos estudos da vacina da Covid-19

16 de June de 2021

O Centro de Pesquisa Clínica (CPEC), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi homenageado pela farmacêutica multinacional Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, em reconhecimento pela importante contribuição do núcleo da OSID nos estudos da vacina da Covid-19. O CPEC sagrou-se o segundo maior centro de pesquisa em número de voluntários para a vacina Pfizer/BioNTech no mundo, tendo incluído 1.549 participantes, de um total de 46 mil voluntários em 154 centros nos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Turquia, África do Sul e Brasil. O ensaio clínico na instituição da Santa Dulce dos Pobres foi realizado de agosto a outubro de 2020 e avaliou aspectos como segurança, tolerabilidade, imunogenicidade e eficácia das vacinas. A vacina Pfizer/BioNTech (BNT162b2) tornou-se a primeira vacina a receber o registro definitivo da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil, concedido em fevereiro de 2021.

Motivo de orgulho e alegria para toda a família OSID, a homenagem, que chegou através da outorga de um certificado de reconhecimento, é resultado de meses de dedicação, esforço e de um trabalho de excelência desenvolvido pela equipe do CPEC, sob a coordenação do médico infectologista e pesquisador Edson Moreira. “É contribuição que expande as fronteiras, beneficiando a população do mundo, na medida em que colaboramos para fazer a análise final de eficácia e segurança para uma vacina que está transformando a história dessa pandemia”, destaca Edson. “O sentimento é de gratidão a toda a equipe do CPEC, que mais uma vez se mostrou altamente capacitada e dedicada; às Obras Sociais, que como sempre nos deram total apoio; e a todos os voluntários, que com altruísmo nos ajudaram no desenvolvimento dos estudos tão importantes para o licenciamento da vacina”, completa o coordenador do Centro de Pesquisa da OSID. O estudo da vacina deve se prolongar por até dois anos, com o acompanhamento dos voluntários para que seja possível obter informações como duração da proteção e continuidade da segurança para a população. “É com imensa alegria que testemunhamos esse grandioso trabalho do CPEC na condução dos estudos da vacina da Covid-19, trazendo mais uma inestimável contribuição à pesquisa em Saúde e, principalmente, ao enfrentamento da pandemia”, declara a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.

Excelência - Com um vasto histórico de desenvolvimento e avaliação de vacinas, o Centro de Pesquisa Clínica é a unidade responsável pela pesquisa na área da Saúde dentro das Obras Sociais Irmã Dulce. Contribuindo para a inserção da OSID entre as instituições de referência científica no país, o núcleo começou suas atividades em 1988, tendo como missão elaborar, analisar e conduzir a pesquisa clínica com qualidade, ética e transparência.

Centro de Pesquisa da OSID recebe homenagem  pela condução dos estudos da vacina da Covid-19