Notícias

Missa marca os 62 anos da OSID e faz memória aos 107 anos de Santa Dulce

Missa marca os 62 anos da OSID e faz memória aos 107 anos de Santa Dulce

Uma missa celebrada nesta manhã (26) marcou os 62 anos de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e fez memória aos 107 anos do nascimento de Santa Dulce dos Pobres. A cerimônia religiosa foi presidida pelo frei Gilson de Jesus Marinho, ministro provincial dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe, e concelebrada pelo frei Giovanni Messias, reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres; junto com frei Mário Erky, capelão da OSID, e frei João Paulo.

A celebração contou com a presença da superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes; do presidente do Conselho de Administração da OSID, José Carvalho, do conselheiro Ivan Leão e do ex-presidente do Conselho, Ângelo Calmon de Sá. Também estiveram presentes a irmã de Santa Dulce dos Pobres, Ana Maria Lopes Pontes; a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, além de profissionais da OSID, religiosos, devotos e admiradores do Anjo Bom.

Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a procissão com colaboradores da OSID, que entraram com rosas nas mãos para depositar aos pés da imagem de Santa Dulce. Na ocasião, os funcionários pediram a intercessão da Mãe dos Pobres para permanecer guiando os osidianos pelo caminho do Amar e Servir. 
 
A OSID foi fundada em 1959, por Santa Dulce dos Pobres. Nasceu num humilde galinheiro do Convento Santo Antônio, local onde ela passou a acolher pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. Na instituição, hoje com 954 leitos hospitalares para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas, são realizados cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Idosos, pacientes com deficiência e deformidades, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, além de crianças e adolescentes em situação de risco social são assistidos na OSID. 

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nosso Aviso de Privacidade.