Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

UPA Santo Antônio faz sua primeira captação de córneas

03 de September de 2021

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), fez sua primeira captação de córneas na madrugada de ontem (2). A doação ocorre em pleno Setembro Verde, campanha nacional que estimula a doação de órgãos para salvar vidas, e só foi possível a partir do consentimento dos familiares do paciente. “Nossa equipe emitiu a notificação de doação ao Banco de Olhos da Bahia, que deu encaminhamento ao procedimento”, informa Luciana Azevedo, coordenadora do Serviço Social da UPA Santo Antônio. “É importante frisar que a família se posiciona com base no desejo manifestado, em vida, pelo próprio doador”, diz ressaltando que “para os entes queridos do paciente, apesar da perda, fica o conforto de que graças a sua solidariedade duas pessoas voltarão a enxergar”.

Com este gesto, a família do doador inspira ações solidárias semelhantes que irão contribuir para minimizar a angústia das 891 pessoas que aguardam por um transplante de córnea no estado. O tempo de espera atualmente é de 17 meses, segundo informa Marli Souza Nascimento, coordenadora de Educação Permanente do Banco de Olhos da Bahia, entidade que funciona no Hospital Roberto Santos. Ela afirma que o número de pacientes na fila dobrou e que o tempo de espera triplicou nos últimos meses, “já que durante a pandemia os procedimentos de captação e transplante foram suspensos por determinação do Sistema Nacional de Transplantes”.

Com a liberação dos procedimentos, o Banco de Olhos redireciona seus esforços para reativar sua campanha Rumo à Fila Zero de Córnea, de incentivo à doação, lançada em 2017. De um lado, a campanha atua treinando os profissionais para dar encaminhamento à doação, e, de outro, para sensibilizar a atitude solidária da população. “Na fila, temos inúmeros casos de pessoas que perderam a visão, que é um sentido primordial. Muitas sofreram acidentes, corroborando os estudos que apontam o fato de termos mais probabilidade de entrar na fila do que de sermos os doadores”, salienta Marli, lembrando que “transplante é algo que só acontece com a solidariedade do outro”.

UPA Santo Antônio faz sua primeira captação de córneas