Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Missa em Ação de Graças marca Dia do Doador Voluntário de Sangue nas Obras Irmã Dulce

23 de November de 2022

O Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim,161) realiza nesta sexta-feira (25), às 8h30, uma Missa em Ação de Graças pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A celebração, dedicada àqueles que doam um pouco de si para salvar outras vidas, reunirá doadores voluntários, além de profissionais, moradores e pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Após a missa, os doadores também serão convidados a conhecer mais sobre a vida e obra da primeira santa brasileira, em uma visita guiada ao Memorial Irmã Dulce, localizado ao lado do Santuário.

A homenagem aos doadores voluntários de sangue é uma iniciativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais, e segue acompanhada também de um alerta à população em virtude do baixo nível no estoque de bolsas de sangue da UCT. “Estamos enfrentando constantemente longos períodos de estoque crítico, com pacientes em fila de espera por uma bolsa de sangue compatível. Precisamos do apoio de todos para aumentar as doações. Doar sangue é um ato de amor, empatia e solidariedade. É doar um pouco de si e ter a chance de salvar a história do próximo”, ressalta Jusileide Lima, líder da UCT. No banco de sangue da OSID, as doações podem ser direcionadas a um paciente específico ou para ajudar na manutenção do estoque da unidade.

Requisitos para doação – Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos – menores, com idade entre 16 e 17 anos, devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais. O doador deve estar bem de saúde (sem apresentar quadro de gripe ou qualquer outra doença aguda); e caso esteja em uso de alguma medicação, deve listar o nome dos medicamentos para avaliação. É imprescindível apresentar também documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada (cópia somente se autenticada e legível).

As doações de sangue na UCT/OSID podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. A unidade funciona na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161.  

Missa em Ação de Graças marca Dia do Doador Voluntário de Sangue nas Obras Irmã Dulce