Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Homenagens à Bem-Aventurada trazem apelo à doação de sangue

11 de August de 2015

Não há dia certo para doar sangue, mas que tal aproveitar o mês de homenagens a Irmã Dulce para realizar esse ato de amor ao próximo? Em 2015, o Gesto Concreto do Novenário em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres é justamente a doação de sangue. A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), localizada na sede da instituição (Largo de Roma), está de portas abertas para receber os voluntários durante todo o expediente de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Além de atender a necessidade constante de manutenção dos estoques de sangue, o nobre gesto surge também como um auxílio diante do cenário de dificuldades enfrentado pela UCT. De acordo com a unidade, os estoques ainda estão abaixo do nível médio de coleta. “Por exemplo, fechamos o mês de julho com apenas 544 bolsas de sangue coletadas, volume 20% inferior ao considerado ideal, que é de 680 bolsas por mês”, explica Marília Sentges, líder do banco de sangue das Obras.

Na UCT, o sangue coletado é destinado aos pacientes internados no Hospital Santo Antônio e o excedente encaminhado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba, a fim de ser distribuído para unidades de saúde da capital e interior do Estado. Além dessa rede de solidariedade, é importante lembrar que cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.
 
ANOTE AÍ
» Para doar sangue, o interessado deve ter idade entre 18 e 67 anos e pesar a partir de 50 kg;
» Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados da mãe, do pai ou do responsável legal;
» É preciso estar alimentado e não ter ingerido comidas gordurosas nem bebidas alcoólicas na véspera e no dia da doação;
» Não pode doar se estiver gripado, com febre ou amamentando; teve hepatite após os 10 anos de idade; fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; for usuário de drogas; for portador de HIV, HTLV, Hepatite B ou C, Sífilis ou Doença de Chagas;
» O doador deve apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada;
»Vale lembrar que, em pouco tempo, o organismo repõe o sangue doado.

Homenagens à Bem-Aventurada trazem apelo à doação de sangue