Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Missa solene reunirá fiéis nesta quinta para a celebração da festa oficial em honra à Irmã Dulce

11 de August de 2015

Milhares de fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce estão sendo aguardados nesta quinta-feira (13), em Salvador, para a Festa da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Para marcar a data oficial dedicada ao Anjo Bom do Brasil, será celebrada uma Missa Solene, às 10h, no santuário da religiosa, localizado no Largo de Roma, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O 13 de agosto foi escolhido como o dia oficial da festa litúrgica da beata baiana porque foi nesta mesma data, em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (em Sergipe), que Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, aos 19 anos de idade, recebia o hábito de freira e adotava, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Com o tema “A exemplo de Irmã Dulce, somos chamados a dizer com a vida: ‘Eu vim para servir’”, a agenda festiva em honra à Bem-Aventurada contará, além da missa solene, com um dia inteiro de celebrações, todas no santuário da freira, nos seguintes horários: 6h30 (início da Oração das Mil Ave Marias); 8h (Missa dos Enfermos, celebrada por frei Mário Erky, capelão das Obras Sociais Irmã Dulce - OSID); 13h (conclusão da Oração das Mil Ave Marias); 15h (Exposição, Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento), e 17h (Missa dos Devotos e Funcionários da OSID, por frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada).

Mãe dos Pobres - Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Sempre com muita fé, amor e serviço, o Anjo Bom iniciou na década de 1930 um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana. Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição considerada hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de quatro milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, e atualmente está em processo de canonização. Para ser canonizada (declarada Santa) é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana.

 

Programação

Festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

Data: 13 de agosto

Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma)

 

06h30 - Oração das Mil Ave Marias (início)

08h00 - Missa dos Enfermos, celebrada por frei Mário Erky, capelão da OSID

10h00 - Missa Solene, por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil

13h00 - Oração das Mil Ave Marias (conclusão)

15h00 - Exposição, Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento

17h00 - Missa dos Devotos e Funcionários da OSID, por frei Vandeí Santana, reitor do Santuário de Irmã Dulce

 

Missa solene reunirá fiéis nesta quinta para a celebração da festa oficial em honra à Irmã Dulce