Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Novenário prossegue hoje no Santuário de Irmã Dulce

05 de August de 2015

Depois da emocionante abertura da programação festiva dedicada à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, as homenagens ao Anjo Bom prosseguem hoje (05) com o segundo dia do Novenário. A missa desta quarta-feira será presidida pelo Frei Luciano Martins, reitor da Igreja da Piedade e terá como homenageados dezenas de irmandades e grupos religiosos (confira abaixo relação completa). O novenário segue até dia 12, com celebrações sempre às 18h, no Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma. Já no dia 13, data oficial da festa litúrgica da beata baiana, haverá um dia inteiro de celebrações.

Abertura – Fogos de artifício, cânticos e aplausos anunciaram ontem (4), na Cidade Baixa de Salvador, o primeiro dia do Novenário em honra ao Anjo Bom do Brasil, reunindo profissionais, pacientes, moradores, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de inúmeros fiéis e admiradores da vida e obra da religiosa. A celebração contou ainda com as presenças da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, e de Ana Maria Lopes Pontes, irmã da freira baiana. “Hoje louvamos ao Nosso Senhor agradecendo por tudo que Irmã Dulce representou e pela grandiosidade da sua obra”, destacou Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, que presidiu a missa, tendo como concelebrantes frei Vandeí Santana, reitor do Santuário de Irmã Dulce; padre Etienne Kern, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados; padre Xavier, também membro da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados; e padre Luís, da Igreja da Boa Viagem.

Antes da celebração, como parte das homenagens à Dulce dos Pobres, aconteceu o lançamento do livro Alagados, um abraço do Céu à Terra (editora A Partilha, 208 páginas), no Memorial Irmã Dulce. De autoria do padre Etienne Kern, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, a publicação conta a história do bairro, tão marcado pelo passado de miséria e violência, e sua transformação a partir da atuação da Mãe dos Pobres e demais religiosos e voluntários. O evento reuniu moradores do bairro homenageado e dezenas de fiéis da Paróquia dos Alagados. “Esse livro conta um pedacinho da história de Irmã Dulce, ela que foi a primeira pessoa a pisar em Alagados. Esse livro é um resgate dessa história, da transformação desse bairro que hoje pode servir de referência para o mundo, de que onde existe o amor e o serviço é possível transformar as pessoas”, declarou Maria Rita Pontes.

Novenário em honra a Irmã Dulce

Data: de 04 a 12 de agosto, sempre às 18h

Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (largo de Roma)

Programação do dia: 05/08 (quarta-feira)

Celebrante: Frei Luciano Martins, reitor da Igreja da Piedade

Homenageados: Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Irmandade de Nossa Senhora da Piedade, Irmandade de Santo Antônio da Igreja Menino Jesus de Praga, Irmandade de São Benedito, Irmandade de São José do Corpo Santo, Irmandade de São Pedro dos Clérigos, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Bom Jesus dos Navegantes e Senhora Santana da Ilha de Maré, Irmandade do Divino Espírito Santo, Irmandade do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora da Penha de França e Senhor da Pedra de Itapagipe de Baixo, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Pilar, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant'Anna, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio Além do Carmo, Irmandade Nossa Senhora do Rosário da Vitória e Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Festa em honra à Bem-Aventurada

Data: 13 de agosto

Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

Novenário prossegue hoje no Santuário de Irmã Dulce