Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santuário de Irmã Dulce se despede de seu reitor

15 de December de 2016

Depois de três anos à frente da reitoria do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, frei Vandeí Santana se despede da tarefa que abraçou com tanta determinação e desprendimento. O frade que conquistou a admiração dos devotos do Anjo Bom e o carinho de profissionais, voluntários, pacientes e moradores das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) será homenageado durante a missa deste domingo (18/12), às 8h30 – a última que preside como reitor do Santuário. “Estou muito feliz por permitir que Deus cumpra em mim o propósito de um frade menor, que não tem residência certa. Este é meu voto de obediência: vou aonde o Senhor me enviar”, declarou o frei, que parte agora para um novo desafio, em Eunápolis, no extremo Sul da Bahia, sua cidade de origem.

É hora de despedida, mas também de agradecimento, já que durante sua passagem pelo Santuário de Irmã Dulce, frei Vandeí Santana deixou uma contribuição importante, que passa a fazer parte da história da casa. O carisma dos frades capuchinhos junto ao povo que frequenta a OSID e o incremento do fluxo de fiéis e devotos de Irmã Dulce no Santuário, fortalecendo assim a devoção à beata Dulce dos Pobres, são dois aspectos que marcam a reitoria de frei Vandeí.

Fazendo um balanço, ele considera que a experiência contribui para o amadurecimento do seu ministério em vários aspectos: “Posso dizer que, sobretudo, humanizei o meu ministério presbiteral no contato com aquelas pessoas que iam buscar respostas para suas dúvidas, mas, sobretudo, para confirmar sua fé na intercessão de Irmã Dulce. Então, levo na memória, a fé do povo”. Frei Vandeí se despede também do programa Irmã Dulce Hoje, que desde março de 2014 vem apresentando, de segunda à sexta-feira, às 15h40, na Rede Excelsior AM/FM. “Esta também foi uma experiência nova, pois no rádio eu nunca tinha trabalhado com tanto afinco”. De fato, com a sua apresentação sensível e competente, mais de 700 edições do programa foram ao ar. A última será veiculada nesta sexta (16).

Novo reitor, nova voz - O sucessor de frei Vandeí Santana, tanto à frente do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, como na apresentação do programa Irmã Dulce Hoje, será o frade capuchinho, Giovanni Messias. Natural de Ilhéus, 30 anos, é formado em Filosofia pela Faculdade São Bento da Bahia e em Teologia pela Universidade Católica do Salvador. Frei Giovanni chega ao Santuário de Irmã Dulce “de coação aberto”, como ele diz, e disposto a contribuir com sua experiência religiosa. O frade, que ingressou no postulado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província da Bahia e Sergipe, já foi missionário na Amazônia, desenvolvendo um trabalho junto aos indígenas na Diocese do Alto Solimões.

Santuário de Irmã Dulce se despede de seu reitor