Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Aprendendo com Dulce

11 de November de 2016

Irmã Dulce virou tema nas salas de aula da Escola Educandário Municipal Eloy Barbosa Guedes, primeiro colégio a receber o Dulce na Escola, projeto que visa disseminar o legado da Bem-Aventurada na comunidade escolar do município baiano de Santa Rita de Cássia. Com a iniciativa, realizada pelo Hospital Eurides Sant’anna (HES), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) na mesma cidade, crianças e adolescentes com idade entre 5 e 16 anos, alunos da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental II, conheceram a história do Anjo Bom e o exemplo de amor ao próximo, solidariedade, tolerância e respeito deixado pela freira baiana. Ao longo de um mês, os temas foram trabalhados através de rodas de conversa, livros, revistas, filme, apresentação de slides e também incluídos nas ações pedagógicas da escola por meio de atividades interdisciplinares. O encerramento do programa no Educandário Municipal Eloy Barbosa Guedes aconteceu no último dia 27 de outubro, com apresentações de teatro, dança, paródias, poesias e exposição de telas, tudo feito pelos estudantes, que com muita emoção e criatividade mostraram que aprenderam a bela lição sobre a Mãe dos Pobres.

“A ideia é propagar o Dulce na Escola por outras instituições de ensino de Santa Rita de Cássia, para que assim os jovens e as futuras gerações possam compreender a importância de Irmã Dulce como referência de amor, paz, caridade, desapego a bens materiais e respeito às diferenças, entre outros valores, além de formar possíveis disseminadores da vida e obra da beata”, declara Helenildes Oliveira, encarregada administrativa do serviço de Bioimagem do HES, que está à frente do projeto junto com Mara Rúbia de Cerqueira, assistente social do complexo hospitalar. 

Para a realização das atividades, que tiveram a linguagem adaptada a cada faixa etária, o Hospital Eurides Sant’anna contou com o apoio da equipe da Assessoria de Memória e Cultura da OSID, que forneceu material e orientações sobre o conteúdo voltado para crianças e jovens – informações essas também trabalhadas junto aos grupos de estudantes que visitam o Memorial Irmã Dulce. “Os alunos ficaram bastante empolgados e participativos, interagiam, perguntavam e também respondiam quando lançávamos alguma pergunta, além de terem assimilado muito bem o que foi repassado sobre a trajetória do Anjo Bom. Recebemos vários relatos positivos de pais e uma mãe chegou a comentar que nunca tinha visto o filho tão interessado quanto no período do projeto”, comemora Helenildes. Para fechar com chave de ouro o momento especial, dois alunos foram contemplados, através de sorteio, com uma viagem a Salvador, onde irão visitar o Memorial Irmã Dulce e assim conhecer ainda mais sobre o império de amor da Bem-Aventurada.

 

 

Aprendendo com Dulce